Gesto e miniaturização
o álbum fonográfico como artefato de memória do musicar
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2021.34826Palavras-chave:
Álbum fonográfico, Memória, 'Musicar', Gesto, MiniaturizaçãoResumo
Inspirado nas ideias de Gregory Bateson, o musicólogo Christopher Small propôs a noção de musicking para expressar uma abordagem comunicacional e performativa da música como um fazer que vincula sons, signos, ações e ideias. Aplicando essa noção (aqui traduzida por musicar), propomos considerar a gravação e reprodução/escuta de discos (registros de sons socialmente produzidos) como gestos produtores e ritualizadores de vínculos, potencializados por um formato específico de circulação de fonogramas – o álbum. Considerando-o como gesto coletivo, que ressoa musicalmente relações sociais e significados culturais de sua produção, sugerimos um paralelo entre a performance fonográfica com aquela da fotografia como procedimento de miniaturização, tal como elaborado por Walter Benjamin. Para observar os efeitos de memória dessa forma de musicar, acompanhamos alguns aspectos dos relatos e atividades de um agente cuja formação e musicalidade se deu a partir do álbum – o músico, produtor, colecionador de discos e pesquisador Charles Gavin.
Referências
Barros, Felipe. 2018. Arquivos e objetos sonoros etnográficos: a coleção fonográfica de Luiz Heitor Corrêa de Azevedo. Sociologia & Antropologia. 8(2). doi: 10.1590/2238-38752017v8211.
Bateson, Gregory. 1972. Steps to an ecology of mind. New York: Ballantine Books.
Benjamin, Walter. 2012 [1931]. “Pequena História da Fotografia” In Magia e técnica, arte e política: Ensaio sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I. São Paulo: Editora Brasiliense.
Benjamin, Walter. 2012 [1936]. “A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica” In Magia e técnica, arte e política: Ensaio sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas, volume I. São Paulo: Editora Brasiliense.
Cortazar, Julio. 2014. “Uma voce poco fa” In Ultimo round II. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira.
Coutinho, Tesla. 2020. Tecnicidade e transindividualidade: os sentidos da memória no século XXI e os modos de coexistência e constituição de mundos. Tese de Doutorado, Pós-graduação em Memória Social - Unirio. Rio de Janeiro, 2020.
Dias, Marcia Tostes. 2008. Os donos da voz - Indústria fonográfica brasileira e mundialização da cultura. São Paulo: Boitempo.
Dias, Marcia Tostes. 2012 Quando o todo era mais que a soma das partes: álbuns, singles e os rumos da música gravada. Revista Observatório Itaú Cultural, n. 13, set. 2012, p. 63-74.
Dinola, Sabrina. 2020. Na trilha dos fonogramas com Charles Gavin: o álbum fonográfico como artefato de memória da música no Brasil. Tese de Doutorado, Pós-Graduação em Memória Social. Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, 2020.
Feld, Steven. 2015. Sons e sentidos: entrevista com Steven Feld. Revista De Antropologia, 58(1), 439-468.
Gavin, Charles; Tarik de Souza; Carlos Calado; Arthur Dapieve. 2008. 300 Discos Importantes da Música Brasileira.
Geertz, Clifford. 2008 [1973]. A interpretação das Culturas. Editora ITC.
Goody, Jack. 2012 [1977]. “O antropólogo e o gravador de sons”. In: O mito, o ritual e o oral. Petrópolis: Ed. Vozes.
Hennion, Antoine. 1981. Les Profissionnels du Disque: une sociologie de variétés. Paris: AM Métailie.
Jakobson, Roman. 1969. “Dois aspectos da linguagem e dois tipos de afasia”. In Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix.
Katz, Mark. 2004. Capturing Sounds. How Technology has changed music. USA: University of California Press.
Mammi, Lorenzo. 2014. “A Era do Disco”. Revista Piaui. Rio de Janeiro. Ed. 89, Fev. de 2014. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/a-era-do-disco/
Maturana, Humberto, e Varela, Francisco. 1995. A árvore do conhecimento – as bases biológicas do entendimento humano. Campinas: Editorial Psy II.
Midani, André. 2015. Do Vinil ao Download. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
Moraes, José Vinci. de & Saliba, Elias Tomé. (org). 2010. “O historiador, o Luthier e a música”. In.: História e Música no Brasil. São Paulo: Alameda.
Pereira, Edmundo. 2016. Notas sobre representação fonográfica, ritual de gravação e tradição musical. In Museus e Atores Sociais: perspectivas antropológicas, organizado por Lima Filho, Manuel, Regina Abreu, Renato Athias, 215-243. Recife: Editora Universitária UFPE.
Small, Christopher. 1998. Musicking: the meaning of performing and listening. University Press of New Zeland, Hanover, NH.
Stiegler, Bernd. 2015. "Walter Benjamin e a fotografia". In Walter Benjamin: experiência histórica e imagens dialéticas, organizado por Machado, Carlos Eduardo, Rubens Machado Jr., Miguel Vedda, 23-43. São Paulo: Editora Unesp.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






