O feitio da inovação na década de 1930

a contribuição de Vadico para a música popular brasileira

Autores

  • Rafael dos Santos Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55237

Palavras-chave:

Vadico, música popular brasileira, música popular e estética, samba-canção, análise musical

Resumo

A década de 1930 foi um período em que a música popular brasileira foi fortemente influenciada por tangos, blues, jazz bands e musicais norte-americanos. Nesse período, através de inovações técnicas e estilísticas tais como uma maior cromatização da harmonia, orquestrações e novas formações instrumentais, começa a se definir um novo tipo de música popular brasileira, marcada por hibridismos e com características urbanas. Identificando aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e estruturais em Feitio de oração (a primeira composição da dupla Noel Rosa e Vadico), este trabalho pretende verificar até que ponto Vadico contribuiu para a criação de novos padrões estéticos da música popular brasileira.

Biografia do Autor

  • Rafael dos Santos, Universidade Estadual de Campinas

    Rafael dos Santos é Doutor em Música/Piano pela Universidade de Iowa - EUA, sob a orientação do Prof. Daniel Shapiro. É Professor do Departamento de Música, Instituto de Artes da UNICAMP, onde participou da criação do curso de Música Popular. Coordena o Grupo de Pesquisa “Musica Popular: História, Produção e Linguagem” (CNPq). Atua regularmente como solista, arranjador, maestro, compositor e professor. É Coordenador do projeto de criação e implantação do Conservatório de Música Popular Cidade de Itajaí.

Referências

ALDWELL, Eward; SCHACHTER, Carl. Harmony And Voice Leading. Florida: Harcourt Brace Jovanovich, Inc, 1989.

ALVES, Walter Teixeira. Discografia de Francisco Alves. São Paulo: Ed. Lebasponte, 1988.

ARAGÃO, Paulo. Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935). 2001. Rio de Janeiro, UNIRIO, 2001 (Dissertação de Mestrado em Música).

BASTOS, Rafael José de Menezes. A origem do Samba como invenção do Brasil: Sobre o Feitio de Oração de Vadico e Noel (Por que as canções têm música?). Cadernos de Estudo: Análise Musical, n.89, Nov. 1995. SP: Atravez Editora, 1995.

KRAUSCHE, Valter. Música Popular Brasileira - da cultura de roda à música de massa. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1983.

MARCONDES, Marcos A. Enciclopédia da Música Brasileira. 2ª. Ed. São Paulo: PUBLIFOLHA, 1998.

MÁXIMO, João; DIDIER, Carlos. Noel Rosa: uma biografia. Brasília: Editora Universidade de Brasília: Linha Gráfica Editora, 1990.

SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A Canção no tempo. v.1: 1901-1957. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1998.

SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar / UFRJ, 2001.

TATIT, Luiz. O Cancionista. Composição de canções no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

Downloads

Publicado

2006-07-01

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Feitio Da inovação Na década De 1930: A contribuição De Vadico Para a Música Popular Brasileira”. 2006. Per Musi, nº 14 (julho): 33-43. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55237.