O feitio da inovação na década de 1930
a contribuição de Vadico para a música popular brasileira
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2006.55237Palavras-chave:
Vadico, música popular brasileira, música popular e estética, samba-canção, análise musicalResumo
A década de 1930 foi um período em que a música popular brasileira foi fortemente influenciada por tangos, blues, jazz bands e musicais norte-americanos. Nesse período, através de inovações técnicas e estilísticas tais como uma maior cromatização da harmonia, orquestrações e novas formações instrumentais, começa a se definir um novo tipo de música popular brasileira, marcada por hibridismos e com características urbanas. Identificando aspectos rítmicos, melódicos, harmônicos e estruturais em Feitio de oração (a primeira composição da dupla Noel Rosa e Vadico), este trabalho pretende verificar até que ponto Vadico contribuiu para a criação de novos padrões estéticos da música popular brasileira.
Referências
ALDWELL, Eward; SCHACHTER, Carl. Harmony And Voice Leading. Florida: Harcourt Brace Jovanovich, Inc, 1989.
ALVES, Walter Teixeira. Discografia de Francisco Alves. São Paulo: Ed. Lebasponte, 1988.
ARAGÃO, Paulo. Pixinguinha e a gênese do arranjo musical brasileiro (1929 a 1935). 2001. Rio de Janeiro, UNIRIO, 2001 (Dissertação de Mestrado em Música).
BASTOS, Rafael José de Menezes. A origem do Samba como invenção do Brasil: Sobre o Feitio de Oração de Vadico e Noel (Por que as canções têm música?). Cadernos de Estudo: Análise Musical, n.89, Nov. 1995. SP: Atravez Editora, 1995.
KRAUSCHE, Valter. Música Popular Brasileira - da cultura de roda à música de massa. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1983.
MARCONDES, Marcos A. Enciclopédia da Música Brasileira. 2ª. Ed. São Paulo: PUBLIFOLHA, 1998.
MÁXIMO, João; DIDIER, Carlos. Noel Rosa: uma biografia. Brasília: Editora Universidade de Brasília: Linha Gráfica Editora, 1990.
SEVERIANO, Jairo; MELLO, Zuza Homem de. A Canção no tempo. v.1: 1901-1957. São Paulo: Editora 34 Ltda, 1998.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente: transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar / UFRJ, 2001.
TATIT, Luiz. O Cancionista. Composição de canções no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






