O problema das ‘fases estéticas’ e a Suíte para violão na obra de Guerra-Peixe

Autores

  • Clayton Vetromilla Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.57612

Palavras-chave:

Guerra-Peixe, Dodecafonismo, Violão, Grupo Música Viva, Nacionalismo musical

Resumo

Tendo em vista bibliografia especializada, a análise de um documento autógrafo veio contribuir sensivelmente para o estabelecimento de uma concepção menos redutora da questão das 'fases' na obra de Guerra-Peixe. Nesse contexto, o estudo da gênese da Suíte (Ponteado, Acalanto e Chôro) - sua primeira peça para violão solo e, provavelmente, primeira composição em escala nacional a ser escrita para o instrumento conforme os ditames dodecafônicos -, tenta elucidar o conceito de "nacionalizar o dodecafonismo" forjado pelo compositor na segunda metade da década de 1940.

Biografia do Autor

  • Clayton Vetromilla , Universidade Federal de Pelotas

    Clayton Vetromilla é professor de violão no Conservatório de Música da UFPel. Trabalhou na UEMG e é Mestre em Música/Práticas Interpretativas (Violão) pela Escola de Música da UFRJ (orientado pelo professor Turibio Santos). Formou-se em Música (Instrumento: Violão) pela UFMG na classe do professor José Lucena Vaz. Como solista de violão, destacam-se os recitais realizados no Fórum de Cultura da UFRJ (2002), no Museu Villa-Lobos/RJ (2001), na UEMG (1999) e na UFRGS (1998).

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Publicado

2025-03-19

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“O Problema Das ‘fases estéticas’ E a Suíte Para violão Na Obra De Guerra-Peixe”. 2025. Per Musi, nº 05 e 06 (março): 131-40. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.57612.