O problema das ‘fases estéticas’ e a Suíte para violão na obra de Guerra-Peixe
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2002.57612Palavras-chave:
Guerra-Peixe, Dodecafonismo, Violão, Grupo Música Viva, Nacionalismo musicalResumo
Tendo em vista bibliografia especializada, a análise de um documento autógrafo veio contribuir sensivelmente para o estabelecimento de uma concepção menos redutora da questão das 'fases' na obra de Guerra-Peixe. Nesse contexto, o estudo da gênese da Suíte (Ponteado, Acalanto e Chôro) - sua primeira peça para violão solo e, provavelmente, primeira composição em escala nacional a ser escrita para o instrumento conforme os ditames dodecafônicos -, tenta elucidar o conceito de "nacionalizar o dodecafonismo" forjado pelo compositor na segunda metade da década de 1940.
Referências
ADORNO, Theodor W. Filosofia da nova música (1958). Trad. Magda França. São Paulo: Perspectiva, 1974.
CONTIER, Amaldo Daraya. Música e ideologia no Brasil. 2. ed., rev., ampl. São Paulo: Novas Metas, 1985.
GUERRA-PEIXE, César. "Sumidouro" (texto de 1980 transcrito no encarte do CD) In: câmara - Guerra-Peixe. Rio de Janeiro: Rioartedigital, 1996. (CD) Música de
______. "Escala de atitudes" (ca. 1989). In: VESPAR, Manuel Geraldo. Música Incidental X Música de Concerto - Intercomunicabilidade e ambivalência. Rio de Janeiro: UFRJ/Escola de Música, 1992. (memória de recital de mestrado)
HEITOR, Luiz. 150 anos de música no Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio (Col. Documentos Brasileiros), 1956.
KRIEGER, Edino. Guerra Peixe: razão e paixão na obra de um mestre da música brasileira. Revista Piracema, Rio de Janeiro: IBAC/FUNARTE, n.2, p.76-83, 1994.
LEIBOWITZ, René. Schoenberg. São Paulo: Perspectiva, 1981.
MARIZ, Vasco. Figuras da música brasileira contemporânea. 2. ed., atualizada, ampl. Brasilia: UNB, 1970.
______. História da música no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.
NEVES, José Maria. Música contemporânea brasileira. São Paulo: Ricordi, 1981.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






