Uma possível interpretação da referência musical em De Umbris de Oiliam Lanna
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2001.57785Palavras-chave:
semiótica, referência musical, significado musical, música contemporânea brasileira, música de câmara brasileira, De UmbrisResumo
Este estudo propõe indagar, com base na teoria semiótica de Charles Sanders Peirce (1839-1914), sobre possíveis significados que podem ser extraídos da peça De Umbris, para dois fagotes e piano, composta em 1992, por Oiliam Lanna. O campo de abrangência dessa ciência é muito vasto, suas indagações atingem diversas áreas (psicanálise, anatomia, literatura, música etc.). A referência musical, um dos focos de sua teoria, foi a opção de análise de De Umbris. Referência musical diz respeito à maneira como o signo se relaciona com seu objeto, à semântica. As impressões iniciais sobre a peça foram associadas aos conceitos de Peirce no que se refere a ícone, índice e símbolo e esse enfoque resultou em novas interpretações de seu discurso. Espera-se que essa tentativa de aplicação da teoria semiótica na análise musical traga resultados positivos e desperte em outros intérpretes o interesse por novas abordagens do discurso musical.
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