Heroe, Egregio, para contrabaixo e cravo

aspectos didáticos e interpretativos em uma transcrição de uma cantata do repertório colonial brasileiro

Autores

  • Fausto Borém Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cecília Nazaré de Lima Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54730

Palavras-chave:

práticas de performance historicamente informadas, música colonial brasileira, cantata Heroe, egregio, transcrição musical, cordas orquestrais, cravo

Resumo

O ainda restrito acesso a partituras e concertos do vasto repertório musical brasileiro dos séculos XVIII e XIX e sua instrumentação estereotipada (quase sempre obras vocais religiosas com acompanhamento orquestral) são obstáculos para sua inclusão nos currículos dos cursos de música no país e sua apreciação por um público mais amplo. Uma alternativa para mudar este quadro é a transcrição de obras desse repertório e adaptação de sua instrumentação para grupos de câmara menores, com exclusão até mesmo da voz na sua instrumentação. Essas transcrições podem proporcionar, de maneira mais eficaz, o contato e a experimentação com as assim-chamadas práticas de performance historicamente informadas (Historically Informed Performance ou HIP), seja a partir da adaptação de referências (auditivas e textuais) já consolidadas na interpretação do repertório europeu, seja a partir da análise de elementos históricos, formais e possíveis figuras de retórica. No presente trabalho, estas questões são abordadas no Recitativo e Aria da cantata acadêmica Heroe, egregio, douto, peregrino (anônimo, Salvador, 1759) para soprano, dois violinos e baixo contínuo, transcrita para um instrumento de cordas orquestral solista (violino, viola, violoncelo ou contrabaixo) e cravo.

Biografia do Autor

  • Fausto Borém , Universidade Federal de Minas Gerais

    Fausto Borém é Professor Associado da UFMG, onde criou o Mestrado e a Revista Per Musi. Idealizou e organizou o I Seminário Nacional de Pesquisa em Performance Musical. Coordena o grupo de pesquisa PPPMUS (“Pérolas” e “Pepinos” da Performance Musical) e o grupo de pesquisa interdisciplinar ECAPMUS (Ensino, Controle e Aprendizagem na Performance Musical), apoiados pelo CNPq, FAPEMIG e Fundo FUNDEP/UFMG, cujos resultados de pesquisa incluem um livro, três capítulos de livro, dezenas de artigos sobre práticas de performance e suas interfaces (composição, análise, musicologia, etnomusicologia e educação musical) em periódicos nacionais e internacionais, dezenas de edições de partituras e realização de recitais nos principais eventos nacionais e internacionais de contrabaixo. Recebeu diversos prêmios no Brasil (que incluem o Diapason D´Or no Brasil pela gravação de um CD com Luis Otávio Santos e a Orquestra Barroca da Pró-Música em 2006) e no exterior como solista, teórico, compositor e professor.

  • Cecília Nazaré de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

    Cecília Nazaré de Lima é Professora Assistente do Departamento de Teoria Geral da Música da Escola de Música da UFMG. Graduada em Piano pela Fundação Universidade Mineira de Artes (FUMA), atual Universidade Estadual de Minas Gerais, e em Composição pela Escola de Música da UFMG, em 2002 concluiu o Curso de Mestrado em Artes/Música, no Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas – IA/UNICAMP –, com a defesa da dissertação A fase dodecafônica de Guerra-Peixe: à luz das impressões do compositor. Atualmente leciona disciplinas relacionadas à estruturação musical etem publicado artigos nos principais periódicos brasileiros na área de música.

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Publicado

2008-01-07

Edição

Seção

Artigos em Português/Espanhol

Como Citar

“Heroe, Egregio, Para Contrabaixo E Cravo: Aspectos didáticos E Interpretativos Em Uma transcrição De Uma Cantata Do repertório Colonial Brasileiro”. 2008. Per Musi, nº 18 (janeiro): 40-51. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54730.