Heroe, Egregio, para contrabaixo e cravo
aspectos didáticos e interpretativos em uma transcrição de uma cantata do repertório colonial brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2008.54730Palavras-chave:
práticas de performance historicamente informadas, música colonial brasileira, cantata Heroe, egregio, transcrição musical, cordas orquestrais, cravoResumo
O ainda restrito acesso a partituras e concertos do vasto repertório musical brasileiro dos séculos XVIII e XIX e sua instrumentação estereotipada (quase sempre obras vocais religiosas com acompanhamento orquestral) são obstáculos para sua inclusão nos currículos dos cursos de música no país e sua apreciação por um público mais amplo. Uma alternativa para mudar este quadro é a transcrição de obras desse repertório e adaptação de sua instrumentação para grupos de câmara menores, com exclusão até mesmo da voz na sua instrumentação. Essas transcrições podem proporcionar, de maneira mais eficaz, o contato e a experimentação com as assim-chamadas práticas de performance historicamente informadas (Historically Informed Performance ou HIP), seja a partir da adaptação de referências (auditivas e textuais) já consolidadas na interpretação do repertório europeu, seja a partir da análise de elementos históricos, formais e possíveis figuras de retórica. No presente trabalho, estas questões são abordadas no Recitativo e Aria da cantata acadêmica Heroe, egregio, douto, peregrino (anônimo, Salvador, 1759) para soprano, dois violinos e baixo contínuo, transcrita para um instrumento de cordas orquestral solista (violino, viola, violoncelo ou contrabaixo) e cravo.
Referências
ANÔNIMO. Heroe, egregio, douto, peregrino: cantata acadêmica . Ed. Paulo Castagna São Paulo: Ed. eletrônica do Editor, 1997.
______. Recitativo e ária para José Mascarenhas. Ed. Régis Duprat, Maria Alice Volpe e Flávia Camargo Toni. São Paulo: USP, 2000. 178p. (Coleção Uspiana - Brasil 500 Anos).
______. Heroe, egregio: Recitativo e Aria, para contrabaixo e cravo. Ed. Fausto Borém. Belo Horizonte: Musa Brasilis, 1999.
BARTEL, Dietrich. Musica poetica: musical-rhetorical figures in german baroque music. Lincoln, EUA: Nebraska University Press, 1998.
BENT, Ian. Analysis. Glossário de William Drabkin. The Norton/Grove Handbooks in Music. New York: W. W. Norton, 1987.
BORÉM, Fausto. Livre ornamentação por adição e subtração em duas danças de Bach. Per Musi. v.9, jan/jun. Belo Horizonte: UFMG, 2004. p.47-63.
______. Pequena história das transcrições musicais. Polifonia, v.2. São Paulo: Faculdade de Artes Alcântara Machado: 1998, p.17-30.
DART, Thurston. Interpretação da música. Trad. Mariana Czertok. Rev Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
DONINGTON, Robert. Style and performance: a handbook. New York: W. W. Norton, 1982.
GEMINIANI, Francesco. The art of playing the violin. Ed. David Boyden. Londres: Oxford University Press, 1952 (ed. facsimile a partir do original de 1751).
GROUT, Donald Jay; PALISCA, Claude V. A history of western music. 4ed. New York: W. W. Norton, 1988.
HANSEL, Sven. François Couperin´s comparison of french and italian music. Iowa City, EUA: Ed. Autor, 1974.
HURAY, Peter Le. Authenticity in performance: eighteenth-century case studies. Cambridge: Cambridge University Press,
MILSOM, David. Lecture-recital: Beethoven, Romance Op.59; Mendelssohn, Violin Concerto (excerpts); Spohr, Violin Concerto No.9, Slow Movement (excerpts); Brahms Violin Sonata , Op.108. Anais do CHARM RMA Annual Conference: Musicology and Recordings. Ed. Nicholas Cook e Carol Chan. Egham, Inglaterra: Royal Holloway, University of London: CHARM, 2007.
______. Using early arecordings to define performance traditions: the recordings of Marie Soldat-Roeger and Arnold Rosé. Anais do CHARM RMA Annual Conference: Musicology and Recordings. Ed. Nicholas Cook e Carol Chan. Egham, inbglaterra: Royal Holloway, University of London: CHARM, 2007.
RODRIGUES, Ruth. The Auer “inheritance” or not: a comparison of vibrato styles in the recordings of Leopold Auer and Benno Rabinof. Anais do CHARM RMA Annual Conference: Musicology and Recordings. Ed. Nicholas Cook e Carol Chan. Egham, Inglaterra: Royal Holloway, University of London: CHARM, 2007.
SADIE, Stanley (Ed.). Rhetoric and music. The new Grove dictionary of music and musicians. London: Macmillan, 1980. 20v.
TARLING, Judy. Baroque string playing. St. Albans Herts, Inglaterra: Corda Music, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2008 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.

Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.






