Introdução de métodos ativos na Educação Musical Artística Superior na especialidade de percussão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48540

Palavras-chave:

Inovação educacional, Ensino superior de artes, Amadeo Roldán, Edgar Varèse, Percussão

Resumo

Há uma carência de programas de inovação educacional e do uso de metodologias ativas de ensino, que são essenciais nos métodos de ensino atuais, na Educação Musical Artística Superior. Este artigo é sistematizado com o objetivo principal de avaliar a incorporação de programas de inovação educacional no ensino artístico e investigar o uso de métodos ativos para melhorar o ensino. Para isso, foi utilizada uma metodologia de pesquisa qualitativa baseada em uma intervenção com alunos do ensino superior na especialidade de percussão, divididos em grupos experimentais e de controle, tomando como base as peças de conjunto dos compositores Amadeo Roldán e Edgar Varèse. Os resultados obtidos mostram dados que sustentam a adequação da aplicação dessas inovações metodológicas. Nas considerações finais, afirma-se que esta intervenção contribuiu para a abertura de novas perspectivas de inovação e pesquisa no âmbito da didática musical na Educação Musical Artística Superior.

Biografia do Autor

  • Ana María Botella Nicolás, Universidad de Valencia, España

    Professora do Departamento de Didática da Expressão Musical, Plástica e Corporal da Faculdade de Educação da Universidade de Valência. Licenciada em Geografia e História (especialização em Musicologia) e Diplomada em Docência (especialização em Educação Musical) pela Universidade de Oviedo. Possui Licenciatura profissional em Música (Piano) e Mestrado Internacional em Música na mesma especialidade pelo Conservatório Superior de Música de Oviedo "Eduardo Martínez Torner". Doutora em Pedagogia pela Universidade de Valência, com uma tese que analisa e cataloga a música dos mouros e cristãos de Alcoy, bem como sua aplicação didática na sala de aula do ensino médio, para a qual recebeu uma bolsa de estudos do Instituto Alicantino de Cultura "Juan Gil-Albert" (Conselho Provincial de Alicante). Ela é funcionária pública de carreira no corpo de professores do ensino médio desde 2001, atualmente em licença. Faz parte do grupo de pesquisa iMUSED com o objetivo de aprofundar o conhecimento da educação musical a partir de múltiplas perspectivas.

  • Rosa Isusi-Fagoaga, Universidade de Valência, Espanha

    Doutora em História da Arte: Musicologia, graduada pelo Conservatório de Música e diplomada em Filologia. É professora de Didática da Expressão Musical na Universidade de Valência desde 2014. Foi professora de Educação Secundária durante vinte anos, professora associada da Universidade Complutense de Madri e da Universidade San Vicente Mártir de Valência e colaborou com as universidades de Málaga e a Universidade Internacional Valenciana. Ela é membro do Conselho Diretor da Sociedade Espanhola de Musicologia. Coordenou a catalogação on-line do patrimônio musical conservado no Real Colégio-Seminário de Corpus Christi em Valência, um projeto financiado pela CulturArts Generalitat Valenciana. Ele publicou cerca de trinta publicações. Suas principais linhas de pesquisa são a recuperação do patrimônio musical hispânico com aplicações no ensino e a melhoria da qualidade na educação universitária.

  • Lluís Marzal Raga, Conservatório Superior de Música “Salvador Seguí” de Castelló – Instituto Superior de Ensino Artístico da Comunidade Valenciana (ISEAC)

    Doutor em Artes pela Universitat Politècnica de València. Professor de percussão no Conservatório Superior de Música "Salvador Seguí" em Castellón. Foi professor associado da Faculdade de Ensino da Universidade de Valência. Entre os prêmios que recebeu, vale a pena mencionar o Prêmio Extraordinário de Fim de Curso, o Primeiro Prêmio no Concurso Permanente de Juventudes Musicais da Espanha e o Prêmio Nacional de Música (2005) na especialidade de interpretação como membro do Grup Instrumental de València. Participou de vários projetos de pesquisa de P+D+I e sua linha de pesquisa se concentra na performance musical e na implementação e desenvolvimento de novas metodologias de ensino aplicadas aos estudos superiores de música.

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Publicado

2023-12-20

Edição

Seção

Sessão Temática RePercussions

Como Citar

“Introdução De métodos Ativos Na Educação Musical Artística Superior Na Especialidade De percussão”. 2023. Per Musi 24 (dezembro): 1-15. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2023.48540.

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