Paisagens sonoras em extinção
uma situação de aprendizado de música para o ensino médio
DOI:
https://doi.org/10.35699/2317-6377.2024.48283Palavras-chave:
educação musical, Ensino secundário, educação ambiental, situação de aprendizagem, trabalho por projetosResumo
O presente estudo de caso analisa uma situação de aprendizado multidisciplinar, situada entre a educação ambiental e a educação musical. Partindo do conceito de ecologia sonora, estudantes do ensino médio criaram paisagens sonoras de ecossistemas ameaçados pela mudança climática e pela ação humana. Para isso, realizaram um trabalho de pesquisa sobre dez ecossistemas ameaçados e recriaram, com a ajuda do software Audacity, os três componentes da paisagem sonora de cada um deles: biofonia, geofonia e antropofonia. Por fim, criaram um mapa interativo com todos os trabalhos e realizaram uma exposição pública do projeto. Os resultados mostraram um adequado desenvolvimento motivacional e uma boa promoção da competência ambiental entre os alunos. Quanto ao desenvolvimento do projeto, destacam-se os problemas gerados pelo diferente nível de competência dos alunos e pela dificuldade em seguir o planejamento temporal inicial, sendo analisadas as estratégias utilizadas para resolvê-los.
Referências
Alcántara-Rubio, Lucía, Dolores Limón-Domínguez, Francisco Fernando García-Pérez, and Rocío Valderrama-Hernández. 2022. “Orientaciones pedagógicas para integrar la dimensión ambiental para la sostenibilidad en el currículum.” Revista de Educación Ambiental y Sostenibilidad 4(1): 1-30. https://doi.org/10.25267/Rev_educ_ambient_sostenibilidad.2022.v4.i1.1301
Alcocer, Irene, Herlander Lima, Larissa Sayuri Moreira Sugai, and Diego Llusia. 2022. “Acoustic indices as proxies for biodiversity: a meta‐analysis.” Biological Reviews 97 (6): 2209-2236. http://dx.doi.org/10.1 111/brv.12890
Bautista-Cerro, María José, María Ángeles Murga-Menoyo, and María Novo. 2019. “La Educación Ambiental (página en construcción, disculpen las molestias).” Revista de Educación Ambiental y Sostenibilidad 1 (1), 1103. http://dx.doi.org/10.25267/Rev_educ_ambient_sostenibilidad.2019.v1.i1.1103
Bertucci, Frédéric, Eric Parmentier, Gaël Lecellier, Anthony Hawkins, and David Lecchini. 2016. “Acoustic indices provide information on the status of coral reefs: An example from Moorea Island in the South Pacific.” Scientific Reports 6: 33326. https://doi.org/10.1038/srep33326
Boivin, Jean. 2003. “Musique et nature.” In Musiques: une encyclopédie pour el XXIeme siècle. Vol. 1. Musiques du XXeme siècle, edited by Jean Jacques Nattiez, 1st ed., 484-511. Paris: Actes Sud/Cité de la Musique.
Botella, Ana María 2020. “El paisaje sonoro como arte sonoro.” Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas 15 (1): 112-125. http://doi.org/10.11144/javeriana.mavae15-1.epsc
Botella, Ana María, and Pablo Ramos. 2020. “El aprendizaje basado en proyectos en el aula de música: una revisión sistemática.” Per Musi 40: 1-15. https://doi.org/10.35699/2317-6377.2020.24084
Bradfer‐Lawrence, Tom, Nick Gardner, Lindsey Bunnefeld, Nils Bunnefeld, Stephen Willis, and Daisy Dent. 2019. Dataset for “Guidelines for the use of acous- tic indices for environmental research”. University of Stirling. http://hdl.handle.net/11667/132
Deci, Edward, Robert Vallerand, Luc Pelletier, Richard Ryan. 1991. “Motivation and Education: The Self-Determination Perspective.” Educational Psychologist 26 (3-4): 325-346.
De Hita, Carlos. 1993. Atmósferas: un juego para la sensibilización y percepción del paisaje sonoro. Valsaín (Segovia): Centro Nacional de Educación Ambiental.
De Hita, Carlos (1996). Sonidos de la España salvaje. Barcelona: Editorial Planeta.
Diario Oficial de la Unión Europea. 2022. Recomendación del consejo de 16 de junio de 2022 relativa al aprendizaje para la transición ecológica y el desarrollo sostenible, 2022/C 243/01.
Duarte, Carlos, Lucille Chapuis, Shaun Collin, Daniel Paul Costa, Reny Devassy, Víctor Eguíluz, Christine Erbe, Timothy Lamont, Benjamin Halpern, Harry Harding, Michelle-Nicole Havlik, Mark Meekan, Nathan Merchant, Jennifer Miksis-Olds, Miles Parsons, Milica Predragovic, Andrew N Radford, Craig Radford, Craig Radford, Stephen Simpson, Hans Slabbekoorn, Erica Staaterman, Ilse Van Opzeeland, Jana Winderen, Xiangliang Zhang and Francis Juanes. 2021. “The soundscape of the Anthropocene ocean.” Science 371: 1-10. http://dx. doi.org/10.1126/science.aba4658
Elliott, James, and Zheye Wang. 2023. “Managed retreat: a nationwide study of the local, racially segmented resettlement of homeowners from rising flood risks.” Environmental Research Letters 18 (6): 1-12. http://dx.doi.org/10.1088/1748-9326/acd654
Fuller, Susan, Anne Axel, David Tucker, and Stuart Gage. 2015. “Connecting soundscape to landscape: which acoustic index best describes landscape configuration?” Ecological Indicators 58: 207–215. https://doi.org/10.1016/j.ecolind.2015.05.057
Gillham, Bill. 2000. Case study research methods. London: Continuum.
Giroux, Henry. 2011. On Critical Pedagogy. London: Continuum.
Harley, Anna Maria. 1996. Notes on music ecology: As a new research paradigm. Los Angeles: University of Southern California.
Hempton, Gordon. 1990. Earth sounds. Documents of earth living music. Huntsville: Peter Roberts Productions.
Hess, Juliet. 2019. Music education for social change: constructing an activist music education. London: Routledge.
Hurtado, Amparo, Ana María Botella, Rafael Fernández, and Silvia Martínez. 2023. “Development of Social and Environmental Competences of Teachers in Training Using Sound and Visual Landscape.” Educational Science, 13: 593. https://doi.org/10.3390/educsci13060593
Kertz-Welzel, Alexandra. 2021. Rethinking Music Education and Social Change. Oxford: Oxford University Press.
Krause, Bernie. 1988. Gorilas in the mix. Salem: Rykodisc.
LOMLOE. 2020. Ley Orgánica 3/2020, de 29 de diciembre, por la que se modifica la Ley Orgánica 2/2006, de 3 de mayo, de Educación. Ministerio de Educación. Gobierno de España.
Matheu, Eloisa. 1995ª. Del pantanal a la mata atlántica: paisajes sonoros de Brasil. Barcelona: Alosa.
Matheu, Eloisa. 1995b. Selvas mayas. Barcelona: Alosa.
Morelli, Federico, Leszek Jerzak, and Piotr Tryjanowskic. 2014. “Birds as useful indicators of high nature value (HNV) farmland in Central Italy.” Ecological Indicators 38: 4236–4242.
Moscoso Paola, Mika Peca, and Alice Eldridge. 2018. “Emotional associations with soundscape reflect human-environment relationships.” Journal of Ecoacoustics, 2: 1-19 https://doi.org/10.22261/JEA.YLFJ6Q
Pavan, Gianni. 2017. “Fundamentals of soundscape conservation”. In Ecoacoustics: The ecological role of sounds, edited by Almo Farina and Stuart Gage (1st edition), 235–258. Hoboken: Wiley‐Blackwell.
Pichs, Ramon. 2021. “Linking climate and biodiversity.” Science 374: 6567. http://dx.doi.org /10.1126/science.abm8739
Pijanowski, Bryan, Almo Farina, Stuart Gage, Sarah Dumyahn, and Bernie Krause. 2011a. “What is soundscape ecology? An introduction and overview of an emerging new science.” Landscape Ecology 26:1213–1232. http://dx.doi.org/10.1007/s10980-011-9600-8
Pijanowski, Bryan, Luis Villanueva-Rivera, Sarah Dumyahn, Alma Farina, Bernie Krause, Bria Napoletano, Sturat Gage, and Nadia Pieretti. 2011b. “Soundscape ecology: the science of sound in the landscape.” BioScience 61: 203–216.
Pinker, Stephen. 2018. En defensa de la Ilustración. Por la razón, la ciencia, el humanismo y el progreso. Barcelona: Paidós.
Pörtner, Hans, Robert Scholes, David Barnes, Almut Arneth, Michael Burrows, Sarah Diamond, Carlos Duarte, Wolfgang Kiessling, Paul Leadley, Shunsuke Managi, Pamela McElwee, Guy Midgley, Hien Ngo, David Obura, Unai Pascual, Mahesh Sankaran, Yunne-Jai Shin, and Adalberto Val. 2023. “Overcoming the coupled climate and biodiversity crises and their societal impacts.” Science 380: 256. http://dx.doi.org/10.1126/science.abl4881
Quintero, Carolina, and Manuel Recuero. 2018. El espacio urbano ‘calle’ a través de la mirada del paisaje sonoro. Una propuesta metodológica. Territorios, 38, 191-214, https://doi.org/10.12804/re vistas.urosario.edu.co/territorios/a.5484
Ramos, Pablo. 2021. Aprendizaje basado en proyectos en el aula de música en secundaria: análisis desde la investigación-acción. Tesis doctoral. Departamento de didáctica de la de la Educación Física, Artística y Música. Universitat de València.
Rilke, Reiner Maria. 2018. Versos de un joven poeta. Madrid: Penguin Random House.
Roché, Jean. 1988. Paysages sonores du monde. Millau: Sittelle.
Rosen, Julia. 2021. “The science of climate change explained: facts, evidence and proofs. Definitive answers to the big questions.” The New York Times, 19 de abril.
Ryan, Richard. 1982. “Control and information in the intrapersonal sphere: An extension of cognitive evaluation theory.” Journal of Personality and Social Psychology 43: 450-461.
Schafer, Raymond Murray. 1970. The book of Noise. Wellington: Price Milburn.
Schafer, Raymond Murray. 1977. The soundscape: The tunning of the word. Toronto: McClelland & Stewart.
Stake, Robert. 1998. Investigación con estudio de casos. Madrid: Morata.
Wals, Arjen, Michael Brody, Justin Dillon, and Robert Stevenson. 2014. “Convergence between science and environmental education.” Science 344 (6184): 583–584.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Per Musi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Exceto onde está indicado, o conteúdo neste site está sob uma Licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.