Temática Agrotóxico na Prática Pedagógica de Professoras de Ciências: Das Compreensões às Possibilidades de Intervenção
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u13071337Palavras-chave:
Abordagem de temas, Agrotóxicos, Ensino de Ciências, Formação de professoresResumo
Este trabalho, de cunho qualitativo, é um recorte de uma pesquisa mais ampla, em nível de mestrado, que tem como objetivo analisar a compreensão de professoras de Ciências sobre a abordagem do tema agrotóxico em aula e pensar possibilidades de contribuir para um ensino de Ciências que problematize questões locais. Contou com a participação de onze dos doze professores de Ciências da rede de ensino municipal de Dom Pedrito, interior do Rio Grande do Sul. O instrumento de obtenção de dados utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada. A partir da análise textual discursiva, foi possível identificar compreensões favoráveis à abordagem de questões sobre o contexto, mesmo as professoras não percebendo a potencialidade dos temas para uma formação crítica. Em alguma medida, o tema agrotóxico é abordado em aula pelas docentes, em uma perspectiva conceitual, como um exemplo que ilustra conteúdos tradicionalmente trabalhados pelos programas escolares. Assim, demonstra-se, neste artigo, em formato de ensaio teórico prático, uma possibilidade de romper com a ideia de cumprir o currículo escolar tradicional de forma linear. Argumenta-se também a respeito da necessidade de pensar-se e desenvolver-se formação docente em lócus de trabalho, bem como sobre a pertinência de abordar o tema agrotóxico devido às discussões sobre questões socioambientais, políticas, econômicas e de saúde coletiva.
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