Uma proposta de Modelo para Abordar Relações entre Práticas Epistêmicas e Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u713741Palavras-chave:
Objetivos epistêmicos, Raciocínio informal, Cognição epistêmica, Normas sociaisResumo
No presente trabalho apresentamos um modelo que relaciona práticas epistêmicas e questões sociocientíficas (QSC) no ensino de ciências. Para desenvolvê-lo estabelecemos entrelaçamentos entre normas, práticas sociais, objetivos epistêmicos, cognição epistêmica, raciocínio informal, práticas epistêmicas e posicionamento justificado. Sugerimos que a cognição epistêmica é o elo entre raciocínio e práticas epistêmicas. Apresentamos três objetivos epistêmicos que devem direcionar o trabalho com práticas epistêmicas durante a resolução de uma QSC: reconhecimento e utilização de múltiplas linhas de raciocínio ao resolver a QSC, construção e avaliação de argumentos holísticos visando compreender as múltiplas dimensões da QSC e desenvolvimento de investigações céticas para resolver as QSC. Os objetivos apontados contribuem para a avaliação e resolução crítica dessas questões. Julgamos que para a resolução das QSC no ensino é importante a construção de normas sociais considerando-se que essas questões não requerem uma resposta “única” e, portanto, um espaço de reflexão, conscientização e justificação das diferentes perspectivas sobre a questão deve ser oportunizado. As relações estabelecidas no presente artigo contribuem para pesquisas que visam desenvolver e analisar práticas epistêmicas “in situ” em abordagem de ensino com QSC. Além disso, têm potencial de fornecer apoio aos professores que desejam favorecer a ocorrência de práticas epistêmicas em abordagem QSC.
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