Contribuições dos Esquemas Argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do Ensino de Ciências

Autores

  • Stefannie de Sá Ibraim Universidade Federal de Ouro Preto
  • Paula Cristina Cardoso Mendonça Universidade Federal de Ouro Preto
  • Rosária Justi Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Argumentação, Esquemas Argumentativos, Walton

Resumo

Os temas ligações químicas e interações intermoleculares foram ensinados a estudantes do ensino médio através de ensino fundamentado em modelagem. Foram realizadas entrevistas envolvendo um problema científico e um cotidiano antes e após o ensino por modelagem para avaliar a argumentação dos estudantes. Os protocolos de entrevista foram baseados no trabalho de Kuhn. O instrumento de análise dos argumentos se baseou nos 60 esquemas argumentativos propostos por Walton e colaboradores. Os 118 argumentos expressos pelos estudantes foram classificados em 27 esquemas argumentativos. Concluímos que os argumentos se relacionavam diretamente ao contexto no qual eles foram formulados e que as atividades de modelagem influenciaram na argumentação científica dos estudantes. Defendemos a viabilidade do uso dos esquemas argumentativos de Walton para analisar argumentos em relação tanto à ênfase atribuída por Kuhn às evidências genuínas quanto à distinção dos componentes do argumento segundo o padrão de Toulmin. Sugerimos utilizar os esquemas argumentativos de Walton para analisar a atuação de professores em sala de aula a partir da classificação dos tipos predominantes de argumentos utilizados por eles. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-05-13

Como Citar

Ibraim, S. de S., Mendonça, P. C. C., & Justi, R. (2013). Contribuições dos Esquemas Argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do Ensino de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(1), 159–185. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4256

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>