Contribuições dos Esquemas Argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do Ensino de Ciências

Autores

  • Stefannie de Sá Ibraim Universidade Federal de Ouro Preto
  • Paula Cristina Cardoso Mendonça Universidade Federal de Ouro Preto
  • Rosária Justi Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Argumentação, Esquemas Argumentativos, Walton

Resumo

Os temas ligações químicas e interações intermoleculares foram ensinados a estudantes do ensino médio através de ensino fundamentado em modelagem. Foram realizadas entrevistas envolvendo um problema científico e um cotidiano antes e após o ensino por modelagem para avaliar a argumentação dos estudantes. Os protocolos de entrevista foram baseados no trabalho de Kuhn. O instrumento de análise dos argumentos se baseou nos 60 esquemas argumentativos propostos por Walton e colaboradores. Os 118 argumentos expressos pelos estudantes foram classificados em 27 esquemas argumentativos. Concluímos que os argumentos se relacionavam diretamente ao contexto no qual eles foram formulados e que as atividades de modelagem influenciaram na argumentação científica dos estudantes. Defendemos a viabilidade do uso dos esquemas argumentativos de Walton para analisar argumentos em relação tanto à ênfase atribuída por Kuhn às evidências genuínas quanto à distinção dos componentes do argumento segundo o padrão de Toulmin. Sugerimos utilizar os esquemas argumentativos de Walton para analisar a atuação de professores em sala de aula a partir da classificação dos tipos predominantes de argumentos utilizados por eles. 

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Publicado

2013-05-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Contribuições dos Esquemas Argumentativos de Walton para análise de argumentos no contexto do Ensino de Ciências. (2013). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(1), 159-185. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4256

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