Ensino de Ciências por Investigação e Questões Sociocientíficas em Sala de Aula: Conexões a Partir da Análise de Práticas Epistêmicas
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u95123Palavras-chave:
práticas epistêmicas, interações discursivas, Ensino de Ciências por Investigação, Questões SociocientíficasResumo
Neste artigo, analisamos continuidades e mudanças na construção de práticas epistêmicas em dois contextos instrucionais distintos: investigativo (EnCI) e sociocientífico (QSC). Baseados na Etnografia em Educação, acompanhamos estudantes de uma turma do 8° ano do Ensino Fundamental ao longo de um ano em aulas de ciências. Selecionamos um evento para análise das práticas epistêmicas a partir de interações discursivas. Os resultados da análise deste evento, à luz de outros eventos ocorridos ao longo do ano, indicam relações complementares entre as abordagens EnCI e QSC. Atividades em contexto investigativo favoreceram o posicionamento consciente e justificado pelos estudantes em discussões sociocientíficas. Atividades em contexto sociocientífico, por sua vez, catalisaram a emergência de práticas epistêmicas mais complexas. Defendemos, portanto, as vantagens pedagógicas de articulações entre o EnCI e as QSC, entendidas como complementares, tendo em vista os objetivos da educação científica no século XXI.
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