Analogias sobre ligações químicas elaboradas por alunos do ensino médio
Resumo
Neste artigo é relatada uma pesquisa desenvolvida com alunos do ensino médio de diferentes escolas, no qual eles foram solicitados a elaborar uma analogia para explicar como uma ligação química ocorre. Após a elaboração da analogia, os alunos responderam algumas questões que tinham como objetivo fazê-los avaliar criticamente suas analogias, apontando aspectos positivos e negativos das mesmas. O questionário ainda sondava o grau de dificuldade vivido pelos alunos nessa atividade. A análise das respostas dos alunos evidenciou que menos da metade da amostra pesquisada conseguiu formular uma analogia estabelecendo relações coerentes entre seus domínios. Isso demonstrou os problemas de aprendizagem dos alunos com o tema ligação química, o que favoreceu o diagnóstico das principais concepções alternativas deles sobre o assunto. Isto foi importante para dar suporte às professoras nas intervenções seguintes do processo de ensino, retomando as principais dúvidas dos alunos. Com base nas respostas dos alunos são discutidas algumas implicações para professores interessados em trabalhar com analogias como estratégia de ensino.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-20
Como Citar
Mendonça, P. C. C., Justi, R., & Oliveira, M. M. de. (2011). Analogias sobre ligações químicas elaboradas por alunos do ensino médio. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 6(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4051
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.