Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental e a Alfabetização Científica: Estado do Conhecimento de 1992 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u3363Palavras-chave:
Formação continuada de professores de ciências, Estado do conhecimento, Alfabetização científica, Ensino de ciências no ensino fundamentalResumo
O objetivo desta pesquisa é compreender como têm sido desenvolvidas as formações continuadas que assumem a Alfabetização Científica (AC) como pressuposto para organização do trabalho docente em aulas de Ciências no Ensino Fundamental. Trata-se de um Estado do Conhecimento envolvendo dissertações, teses e artigos de periódicos, de 1992 a 2020. Foram selecionados 29 textos, interpretados qualitativamente por meio da Análise Textual Discursiva. Paulo Freire foi a lente teórica utilizada para analisar AC e formação docente. Os resultados mostram cursos fundamentados na perspectiva crítica-reflexiva-colaborativa, sendo a maioria voltada para docentes dos anos iniciais. A formação para a cidadania crítica frente a problemas sociocientíficos parece ser o objetivo principal, e isto foi trabalhado majoritariamente na interlocução com a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade e com a obra de Paulo Freire, apesar de tangenciar e não aprofundar nos conceitos fundamentais do pensamento desse autor. Este estudo faz uma atualização importante do campo da AC e pode auxiliar pesquisadores na articulação com formadores na avaliação e no (re)pensar das ações para docentes dos anos finais, em função do baixo número de trabalhos e cursos para esta etapa, além de suscitar o aprofundamento nos pressupostos Freireanos, da AC e dos entendimentos de cidadania, criticidade e tomada de decisão. Assim, poderemos potencializar a formação docente com vistas a promover uma educação que desenvolva a AC.
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