Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental e a Alfabetização Científica: Estado do Conhecimento de 1992 a 2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u3363

Palabras clave:

Formação continuada de professores de ciências, Estado do conhecimento, Alfabetização científica, Ensino de ciências no ensino fundamental

Resumen

O objetivo desta pesquisa é compreender como têm sido desenvolvidas as formações continuadas que assumem a Alfabetização Científica (AC) como pressuposto para organização do trabalho docente em aulas de Ciências no Ensino Fundamental. Trata-se de um Estado do Conhecimento envolvendo dissertações, teses e artigos de periódicos, de 1992 a 2020. Foram selecionados 29 textos, interpretados qualitativamente por meio da Análise Textual Discursiva. Paulo Freire foi a lente teórica utilizada para analisar AC e formação docente. Os resultados mostram cursos fundamentados na perspectiva crítica-reflexiva-colaborativa, sendo a maioria voltada para docentes dos anos iniciais. A formação para a cidadania crítica frente a problemas sociocientíficos parece ser o objetivo principal, e isto foi trabalhado majoritariamente na interlocução com a abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade e com a obra de Paulo Freire, apesar de tangenciar e não aprofundar nos conceitos fundamentais do pensamento desse autor. Este estudo faz uma atualização importante do campo da AC e pode auxiliar pesquisadores na articulação com formadores na avaliação e no (re)pensar das ações para docentes dos anos finais, em função do baixo número de trabalhos e cursos para esta etapa, além de suscitar o aprofundamento nos pressupostos Freireanos, da AC e dos entendimentos de cidadania, criticidade e tomada de decisão. Assim, poderemos potencializar a formação docente com vistas a promover uma educação que desenvolva a AC.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Alves, R., & Fonseca, G. R. S. (2018). Transposição do rio São Francisco — o uso da controvérsia controlada como meio de promover aproximações entre o enfoque educacional CTS e educação ambiental crítica. Investigações em Ensino de Ciências, 23(3), 211–231. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n3p211

Apple, M. (2006). Ideologia e currículo. Cortez.

Aristeidou, M., & Herodotou, C. (2020). Online Citizen Science: A Systematic Review of Effects on Learning and Scientific Literacy. Citizen Science: Theory and Practice, 5(1)1–12. http://doi.org/10.5334/cstp.224

Ayala, F. J. (1996). Introductory essay: the case for scientific literacy. UNESCO.

Azevedo, M. N., & Abib, M. L. V. S. (2013). Pesquisa-ação e a elaboração de saberes docentes em Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, 18(1), 55–75. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/160/106

Azevedo, R. O. M., Ghedin, E., Forsberg, M. C. S., & Gonzaga, A. M. (10–14 de novembro, 2013). O enfoque CTS na formação de professores de Ciências e a abordagem de questões sociocientíficas. IX Encontro nacional de pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.

Bertagna-Rocha, M. (2013). A formação dos saberes sobre Ciências e seu ensino: trajetórias de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental (Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo).

Bertoldi, A. (2020). Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual? Revista Brasileira de Educação, 25, 1–17. https://doi.org/10.1590/S1413-24782020250036

Brandi, A. T. E., & Gurgel, C. M. A. (2002). A alfabetização científica e o processo de ler e escrever em séries iniciais: emergências de um estudo de investigação-ação. Ciência & Educação (Bauru), 8(1), 113–125. https://doi.org/10.1590/S1516-73132002000100009

Briccia, V., & Carvalho, A. M. P. (2016). Competência e Formação Docente dos Anos Iniciais para Educação Científica. Ensaio — Pesquisa e Educação em Ciências, 18(1), 1–22. https://doi.org/10.1590/1983-21172016180103

Brzezinski, I., & Garrido. (2006). Formação de profissionais da educação (1997-2002). Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Chassot, A. (2000). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Unijuí.

Chaves, C. V. C. (2020). A coordenação pedagógica como espaço de formação e reflexão sobre o ensino de ciências investigativo no contexto dos anos iniciais do Ensino Fundamental. (Dissertação de Mestrado, Universidade de Brasília, Distrito Federal). Repositório Institucional da UnB. https://repositorio.unb.br/handle/10482/38415

Cunha, R. B. (2018). O que significa alfabetização ou letramento para os pesquisadores da educação científica e qual o impacto desses conceitos no ensino de ciências. Ciência & educação (Bauru), 24(1), 27–41. https://doi.org/10.1590/1516-731320180010003

Diniz-Pereira, J. E. (2011). A pesquisa dos educadores como estratégia para construção de modelos críticos de formação docente. In K. M. Zeichner & J. E. Diniz-Pereira (Orgs.), A pesquisa na formação e no trabalho docente (pp. 11–38). Editora Autêntica.

Epoglou, A., & Marcondes, M. E. R. (2019). O ensino de ciências nos anos iniciais: contribuições da obra de Paulo Freire para ampliar perspectivas em um curso de formação continuada. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, 19(1), 225–249. http://revistas.educacioneditora.net/index.php/REEC/article/view/447

Fabri, F. (2017). Formação continuada para o Ensino de Ciências na perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade: contribuições para professores dos anos iniciais (Tese de Doutorado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná). Repositório Institucional da UTFPR. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2756

Ferreira, N. S. A. (2002). Pesquisas denominadas estado da arte: possibilidades e limites. Educação e Sociedade, 1(79), 257–274.

Freire, P. (2019). Direitos humanos e educação libertadora: gestão democrática da educação pública na cidade de São Paulo. Paz e Terra.

Freire, P. (2020). Pedagogia do oprimido (74ª ed.). Paz e Terra.

Gatti, B. A., & Barretto, E. S. S. (2009). Professores do Brasil: impasses e desafios. UNESCO.

Gomes, C. J. C. (2016). Obstáculos epistemológicos no processo de alfabetização científica: um Estudo para a Formação do Professor das Séries Iniciais do Ensino Fundamental (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo). Repositório Institucional da UFScar. https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/9911

Gouvêa, L. A. V. N. (2016). As condições de trabalho e o adoecimento de professores na agenda de uma entidade sindical. Saúde em Debate, 40(111), 206–219. https://doi.org/10.1590/0103-1104201611116

Hilário, T. W., & Sousa, R. R. (03–06 de julho, 2017). Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: uma revisão nos últimos ENPEC. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.

Laugksch, R. C. (2000). Scientific literacy: a conceptual overview. Science Education, 84(1), 71–94.

Lopes, W. Z. (2014). O ensino de ciências na perspectiva da alfabetização científica e tecnológica e formação de professores: diagnóstico, análise e proposta (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul). Repositório Institucional da UFSM. https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6679

Lopes, W. Z. (2020). Alfabetização científica com enfoque ciência, tecnologia e sociedade e o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: importância, concepções de professores e repercussões de ações formativas nas práticas docentes (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul).

Lopes, W. Z., Jesus, R. F., & Garcia, R. N. (03–06 de julho, 2017). AC e CTS na produção Científica dos últimos cinco anos no Brasil: Necessidade de Discussões sobre Formação Continuada. XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.

Lorenzetti, L., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries inicias. Ensaio — Pesquisa em Educação em Ciências, 3(1), 45–61.

Machado, J. P. (2019). No mundo da lua: astronomia em quadrinhos para os anos iniciais do Ensino Fundamental (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pampa, Bagé, Rio Grande do Sul). Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNIP_0366bc32fedc766078e8805e632c7310

Machado, T. A., Cruz, Y. K. S., Freitas, C. C. G., & Poletto, R. S. (2019). Ciência, tecnologia e sociedade na formação inicial de professores em Ciências Biológicas: uma análise curricular. Revista Tecnologia e Sociedade, 15(1), 19–37. http://dx.doi.org/10.3895/rts.v15n35.7914

Machado, G. C., Santos, A. M., & Silva, R. S. (2020). Trabalho docente: reflexões sobre a saúde e o sofrimento psíquico do professor. Prâksis, 1(1), 16–30. https://doi.org/10.25112/rpr.v1i0.2034

Malheiro, J. M. S., & Teixeira, O. P. B. (2020). Processo comunicativo em um curso de formação de professores: uma análise baseada nos princípios argumentativos de Perelman e Olbrechts-Tyteca. Investigações em ensino de ciências, 25(1), 306–328. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p306

Marques, A. C. T. L., & Marandino, M. (2018). Alfabetização científica, criança e espaços de educação não formal: diálogos possíveis. Educação e Pesquisa, 44(1), 1–19. https://doi.org/10.1590/S1678-4634201712170831

Medeiros, E. A., & Medeiros, M. L. S. (2020). Licenciaturas em Ciências Biológicas: análise de currículos de formação de professores para o ensino de ciências e biologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, 15(4), 1967–1990. https://doi.org/10.21723/riaee.v15i4.13642

Menezes, S. L. (2008). Concepções alternativas em Bioquímica reveladas em cursos a distância de formação continuada de professores (Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://teses.usp.br/teses/disponiveis/46/46131/tde-09092009-110922/pt-br.php

Moraes, R. (2003). Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação (Bauru), 9(2), 191–211. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004

Moreira, E. C. S. (2015). Unidades de ensino potencialmente significativas como estratégia didática para formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, Mato Grosso). Repositório Institucional — UFMT. https://ri.ufmt.br/handle/1/260

Moresco, T. R. (2017). O potencial da experimentação no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na qualificação do ensino sobre microrganismos na educação básica (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul). Repositório Institucional da UFSM. http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12165

Morosini, M. C., & Fernandes, C. M. B. (2014). Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, 5, 154–164. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

Navegante, P. M. B. (2016). Neurociência e os processos cognitivos: práticas pedagógicas e perspectivas da aprendizagem no ensino de ciências nos anos iniciais (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual do Amazonas, Manaus, Amazonas). Repositório Institucional — UEA. http://repositorioinstitucional.uea.edu.br//handle/riuea/2476

Nóvoa, A. (1992). Formação de professores e profissão docente. In A. Nóvoa (Org.), Os professores e a profissão (pp. 15–33). Dom Quixote.

Nóvoa, A. (2013). Vida de professores (2ª ed.). Porto.

Oliveira, W. R. (2018). A formação do professor/pedagogo e o ensino de ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental: estratégias pedagógicas com foco na abordagem sobre microrganismos (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Goiás, Anápolis, Goiás). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações — UEG. http://www.bdtd.ueg.br/handle/tede/115

Paz, G. S. B. (2017). Alfabetização científica em professores em serviço: uma investigação no contexto de bioquímica dos alimentos (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo).

Pereira, V. A. (2006). A contaminação por chumbo em crianças: subsídios para ação educativa em alfabetização científica (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo). Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90854

Pereira, A. P., & Lima Junior, P. (2014). Implicações da perspectiva de Wertsch para a interpretação da teoria de Vygotsky no ensino de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 31(3), 518–535. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n3p518

Pizarro, M. V., Barros, R. C. dos S. N., & Lopes Junior, J. (2016). Os professores dos anos iniciais e o ensino de Ciências: uma relação de empenho e desafios no contexto da implantação de Expectativas de Aprendizagem para Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 16(2), 421–448. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4380

Reis, G., & Oliveira, A. (2014). Editorial. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 14(2), 09–26. https://www.periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4346

Rocha, T. R., & Braibante, M. E. F. (2020). Formação continuada de professores de Ciências: uma análise em periódicos científicos. Amazônia — Revista de Educação em Ciências e Matemática, 16(37), 195–209.

Rodrigues, A., & Esteves, M. (1993). A análise de necessidades na formação de professores. Porto Editora.

Romanowski, J. P., & Martins, P. L. O. (2010). Formação continuada: contribuições para o desenvolvimento profissional dos professores. Revista Diálogo Educacional, 10(1), 285–300. https://doi.org/10.7213/rde.v10i30.2416

Ruas, P. A. A. R. (2017). Interdisciplinaridade, problematização e contextualização: a perspectiva de um grupo de professores em um curso de formação (Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-10052017-144001/pt-br.php

Santana, R. S., Capecchi, M. C. V. M., & Franzolin, F. (2018). O ensino de ciências por investigação nos anos iniciais: possibilidades na implementação de atividades investigativas. Revista electrónica de enseanza de las ciencias, 17(1), 686–710.

Santos, W. L. P. (2012). Educação CTS e Cidadania: Confluências e Diferenças. Amazônia — Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 9(1), 49–62. https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1647/2077

Santos, W. L. P., & Mortimer, E. F. (2009). Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, 14(2), 191–218.

Sasseron, L. H., & Carvalho, A. M. P. (2011). Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, 16(1), 59–77. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/246

Sasseron, L. H., & Silva, M. B. (2021). Sobre Alfabetização Científica e sobre práticas epistêmicas: encontros de ações para a pesquisa e Ensino de Ciências. In T. Milaré, G. P. Richetti, L. Lorenzetti, & J. P. A. Filho (Org.), Alfabetização científica e tecnológica na Educação em Ciências: fundamentos e práticas. Livraria da Física.

Saul, A. (2015). Para mudar a prática da formação continuada de educadores: uma pesquisa inspirada no referencial teórico-metodológico de Paulo Freire (Tese de Doutorado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo). Repositório PUC-SP. https://tede2.pucsp.br/handle/handle/9870

Scocuglia, A. C. (2019). A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas (7ª ed.). Editora da UFPB.

Selles, S. E. (2000). Formação continuada e desenvolvimento profissional de professores de ciências: anotações de um projeto. Ensaio — Pesquisa em Educação em Ciências, 2(2), 167–181. https://doi.org/10.1590/1983-21172000020206

Sharon, A. J., & Baram‐Tsabari, A. (2020). Can science literacy help individuals identify misinformation in everyday life? Science Education, 104(5), 873–894. https://doi.org/10.1002/sce.21581

Silva, M. L. P. (2013). Alfabetização científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental na rede municipal de Piranguçu/MG: formação e prática (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Itajubá, Itajubá, Minas Gerais). Repositório UNIFEI. https://repositorio.unifei.edu.br/jspui/handle/123456789/979

Silva, A. L. S. (2014). A formação de um professor de ciências pesquisador a partir de seu saber/fazer pedagógico (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul). Lume Repositório Digital — UFRGS. http://hdl.handle.net/10183/108933

Silva, I. (2017a). Formação continuada de professores sobre gestão de resíduos sólidos: uma proposta para alfabetização científica nos anos iniciais (Dissertação de Mestrado, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, Santa Catarina). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/FURB_a9ecb9c93256a9090c6877e8311050da

Silva, S. V. (2017b). Potencialidades de um curso de formação continuada para a construção de conhecimentos e formação de conceitos em ciências naturais (Dissertação de Mestrado, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, Paraná). Repositório Institucional da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (RIUT). https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2897

Silva, M. S., & Campos, C. R. P. (2017). Atividades investigativas na formação de professores de ciências: uma aula de campo na Formação Barreiras de Marataízes, ES. Ciência & Educação (Bauru), 23(3), 775–793. https://doi.org/10.1590/1516-731320170030015

Solino, A. P., & Gehlen, S. T. (2014). Abordagem temática Freireana e o ensino de ciências por investigação: possíveis relações epistemológicas e pedagógicas. Investigações em Ensino de Ciências, 19(1), 141–162. https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/100

Streck, D. R., Redin, E., & Zitkoski, J. J. (2019). Dicionário Paulo Freire (4ª ed.). Autêntica.

Stroeymeyte, T. S. L. (2015). Currículo, Tecnologias e Alfabetização Científica: uma análise da contribuição da robótica na formação de professores (Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo). https://sapientia.pucsp.br/handle/handle/9868

Tavares, M. I. (2020). Alfabetização e letramento científicos: discursos produzidos nas dissertações e teses (1992–2016) (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo).

Torma, I. S. (2019). O ensino de Ciências numa perspectiva de Alfabetização Científica: uma proposta de formação continuada para professores alfabetizadores (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul). Repositório Institucional da UFPel. http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/4787

Vale, W. K. M. (2017). Um olhar sobre os processos de apropriação e objetivação da abordagem de questões sociocientíficas na formação de professores de ciências naturais (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Pernambuco). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações — UFRPE. http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/7435

Venturieri, B. (2019). A formação de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em espaços não formais na Amazônia: investigando uma iniciativa no centro de ciências e planetário do Pará (Tese de Doutorado, Universidade Estadual de São Paulo, São Paulo). Repositório Institucional UNESP. https://repositorio.unesp.br/handle/11449/191046

Viecheneski, J. P., Lorenzetti, L., & Carletto, M. R. (24–27 de novembro, 2015). A alfabetização científica nos anos iniciais: uma análise dos trabalhos apresentados nos ENPECs. X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Águas de Lindóia, São Paulo.

Romanowski, J. P., & Vosgerau, D. S. A. R. (2014). Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14(41), 165–189. https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08

You, H. S., Park, S., & Delgado, C. (2020). A closer look at US schools: What characteristics are associated with scientific literacy? A multivariate multilevel analysis using PISA 2015. Science Education, 105(2), 1–32. https://doi.org/10.1002/sce.21609

Publicado

2022-01-25

Cómo citar

Barcellos, L. da S., & Rosa Coelho, G. (2022). Formação Continuada de Professores do Ensino Fundamental e a Alfabetização Científica: Estado do Conhecimento de 1992 a 2020. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e29664, 1–31. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u3363

Número

Sección

Artigos