Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos ao resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico
Resumo
A partir de reflexões, surgiu o interesse de verificarmos se nas aulas de ciências nas quais foram aplicadas as atividades de conhecimento físico, os alunos do ensino fundamental, encontram condições para desenvolverem, através da metodologia de ensino por investigação, argumentos que concordem com o padrão “se, e, então, e/mas, portanto”, proposto por Lawson (2002, 2004), muito presente em importantes descobertas científicas. Para realizarmos nossa análise com maior precisão, também fizemos uso do “layout dos argumentos”, sugerido por Toulmin (2001). Isso possibilitou que verificássemos, nas aulas, durante as etapas metodológicas caracterizadas como experimentais, das perguntas do “como?” e do “por quê?” , indícios de como as explicações dos alunos evoluíram, passando da coleta dos dados e da formulação e teste de hipóteses à verificação das relações entre as variáveis e, segundo Piaget (1976), ao estabelecimento de sistemas de compensações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2011-02-13
Como Citar
Locatelli, R. J., & Carvalho, A. M. P. de. (2011). Uma análise do raciocínio utilizado pelos alunos ao resolverem os problemas propostos nas atividades de conhecimento físico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 7(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4031
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.