Escrita e Desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências
Resumo
Com o olhar voltado para os registros escritos e desenhados produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental, buscamos perceber a construção do conhecimento sobre temas das ciências e as relações dos mesmos com situações de nosso dia-a-dia por meio das tecnologias produzidas e dos impactos que podem ser causados ao meio-ambiente. Realizamos uma análise qualitativa das produções de estudantes organizadas após discussões em sala de aula sobre o tema “relações entre presas e predadores”. Consideramos os argumentos ali presentes que pudessem nos dar indicações de se o processo de Alfabetização Científica está transcorrendo entre estes alunos, nestas situações de uma sala de aula de 4o. ano do EF. Em investigações anteriores (Sasseron, 2008 e Sasseron e Carvalho, 2008), encontramos evidências deste processo nas argumentações orais ocorridas nas aulas desta turma. Neste presente artigo, pretendemos analisar os registros tanto dos alunos que participavam das discussões orais quanto daqueles que não se manifestavam oralmente nestas situações. Com esta consulta conjunta ao texto escrito e ao desenho encontramos apoio para uma visão mais completa das idéias que os alunos estão construindo, bem como pudemos desvelar nuances deste processo.Downloads
Publicado
2011-02-05
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.
Como Citar
Escrita e Desenho: Análise de registros elaborados por alunos do Ensino Fundamental em aulas de Ciências. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 10(2). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/3977