Relações entre os gestos e as palavras utilizadas durante a argumentação dos alunos em uma aula de conhecimento físico
Palavras-chave:
Gestos, Linguagem, semiótica.Resumo
Este trabalho propõe-se apresentar e discutir a relação entre as palavras e os gestos utilizados por estudantes do Ensino Fundamental em uma aula de conhecimento físico. Considerando o caráter social, semiótico e multimodal do processo de construção de conhecimento da sala de aula apontados por Kresset al., (1998); Lemke, (1998); Márquez et al., (2003); Piccinini e Martins, (2004); pretendemos mostrar que a falta das palavras adequadas nas explicações dos conceitos físicos são superadas pelos alunos a partir do uso integrado dos gestos e palavras. Gestos estes que, por sua vez, complementam o discurso, atribuindo sentido ao que é dito. Através dos mapas de conexões desenvolvidos por Sutton (1992) procuramos ainda apresentar e discutir o significado atribuído pelos alunos a determinadas palavras utilizadas durante suas explicações.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2012-01-17
Como Citar
Padilha, J. N., & Carvalho, A. M. P. de. (2012). Relações entre os gestos e as palavras utilizadas durante a argumentação dos alunos em uma aula de conhecimento físico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(2), 25–40. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4195
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.