Relações entre os gestos e as palavras utilizadas durante a argumentação dos alunos em uma aula de conhecimento físico

Autores

  • Jackson Neo Padilha Instituto de Física, Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo.
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo.

Palavras-chave:

Gestos, Linguagem, semiótica.

Resumo

Este trabalho propõe-se apresentar e discutir a relação entre as palavras e os gestos utilizados por estudantes do Ensino Fundamental em uma aula de conhecimento físico. Considerando o caráter social, semiótico e multimodal do processo de construção de conhecimento da sala de aula apontados por Kresset al., (1998); Lemke, (1998); Márquez et al., (2003); Piccinini e Martins, (2004); pretendemos mostrar que a falta das palavras adequadas nas explicações dos conceitos físicos são superadas pelos alunos a partir do uso integrado dos gestos e palavras. Gestos estes que, por sua vez, complementam o discurso, atribuindo sentido ao que é dito. Através dos mapas de conexões desenvolvidos por Sutton (1992) procuramos ainda apresentar e discutir o significado atribuído pelos alunos a determinadas palavras utilizadas durante suas explicações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-01-17

Como Citar

Padilha, J. N., & Carvalho, A. M. P. de. (2012). Relações entre os gestos e as palavras utilizadas durante a argumentação dos alunos em uma aula de conhecimento físico. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 11(2), 25–40. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4195

Edição

Seção

Artigos