A crônica da disciplina: uma experiência na formação de professores de ciências

Autores

  • Elisabeth Barolli DEME – UFSCar e CENPEC
  • Marisa Franzoni FE – USP
  • Alberto Villani IF – USP
  • Denise de Freitas DEME – UFSCar

Resumo

Tendo como referência a conceituação de professor reflexivo, foi desenvolvida, no decorrer do 1o semestre de 2000, uma experiência didática numa das disciplinas do curso de licenciatura na UFSCar, com o propósito de ajudar os licenciandos a planejar, refletir sobre e interpretar sua prática de ensino. A experiência consistiu na elaboração sistemática, pelos professores da disciplina e por dois pesquisadores, de textos relatando e interpretando episódios ocorridos em sala de aula, nos estágios e nos encontros extra-classe com os estudantes. Esses textos eram distribuídos aos licenciandos em cada aula subseqüente e, eventualmente, comentados. O presente estudo analisa os efeitos que esses textos provocaram nos futuros professores e fornece pistas para os pesquisadores que pretendem atuar na formação inicial de professores, na perspectiva de uma prática reflexiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Como Citar

Barolli, E., Franzoni, M., Villani, A., & Freitas, D. de. (2011). A crônica da disciplina: uma experiência na formação de professores de ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(3). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4165

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>