A crônica da disciplina: uma experiência na formação de professores de ciências

Autores

  • Elisabeth Barolli DEME – UFSCar e CENPEC
  • Marisa Franzoni FE – USP
  • Alberto Villani IF – USP
  • Denise de Freitas DEME – UFSCar

Resumo

Tendo como referência a conceituação de professor reflexivo, foi desenvolvida, no decorrer do 1o semestre de 2000, uma experiência didática numa das disciplinas do curso de licenciatura na UFSCar, com o propósito de ajudar os licenciandos a planejar, refletir sobre e interpretar sua prática de ensino. A experiência consistiu na elaboração sistemática, pelos professores da disciplina e por dois pesquisadores, de textos relatando e interpretando episódios ocorridos em sala de aula, nos estágios e nos encontros extra-classe com os estudantes. Esses textos eram distribuídos aos licenciandos em cada aula subseqüente e, eventualmente, comentados. O presente estudo analisa os efeitos que esses textos provocaram nos futuros professores e fornece pistas para os pesquisadores que pretendem atuar na formação inicial de professores, na perspectiva de uma prática reflexiva.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-11-28

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A crônica da disciplina: uma experiência na formação de professores de ciências. (2011). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 1(3). https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4165

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>