O cotidiano de educandos trabalhado na prática educativa de professores de biologia
Abstract
Esta pesquisa centra-se na investigação do pensamento e prática de professores de Biologia do Ensino Médio sobre o conceito e a abordagem do cotidiano na prática pedagógica. Objetivou-se entender de que maneira o professor de Biologia aborda a vida cotidiana em sala de aula; identificar a concepção de cotidiano dos professores de Biologia; analisar as estratégias me todológicas utilizadas pelos professores para trabalhar com o cotidiano do aluno em sala de aula e identificar as principais temáticas priorizadas pelos educadores ao abordar a vida cotidiana de educandos. Para isso, realizamos entrevistas semi-estruturadas com 8 professores de 4 escolas de uma cidade do interior do estado de São Paulo-Brasil e observamos aulas de 4 desses professores durante um semestre letivo. Como síntese, pode-se verificar que apesar de preconizada a abordagem do cotidiano nos documentos oficiais esse ainda é trabalhado pelo professor nas escolas de maneira bastante limitada. Uma das causas mais determinantes decorre da idéia equivocada do professor de que, ao discutir situações cotidianas, estão deixando de lado o desenvolvimento do conhecimento científico em sala de aula.
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