Estaríamos Vivenciando uma Virada Decolonial na Educação em Ciências Brasileira?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u709744

Palavras-chave:

colonialidade, educação científica, virada decolonial

Resumo

Em cerca de setenta anos de existência no Brasil, a pesquisa em ensino de ciências tem se metamorfoseado teórico-metodologicamente. Como efeito dessas transições, ao longo das décadas houve alguns booms de publicações com foco em novas abordagens de investigação nessa área. Olhando para a produção científica brasileira até meados de 2021, sugerimos o avanço de outra onda no mar da educação científica, atraída por discussões associadas aos impactos da colonização para a educação. Neste trabalho, primeiramente apresentamos parte da teorização polifônica relacionada à resistência da colonização e destacamos pontos relevantes desse diálogo para nossa área. Posteriormente, com base em uma pesquisa bibliográfica, mostramos o aumento do número de artigos ligados a essas perspectivas publicados em periódicos nacionais pela comunidade de ensino de ciências. Complementarmente trouxemos acontecimentos que provavelmente contribuíram para catalisar o ingresso deste referencial teórico para a área no Brasil. Estabelecemos a hipótese de que o marco para a introdução do referencial decolonial no ensino de ciências brasileiro ocorreu em 2004 e que o ano de 2019 tornou-se um ponto de viragem para o ancoramento de um movimento crucial para a promoção de justiça social no ensino de ciências no país.

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Biografia do Autor

Paulo Lima Junior, Universidade de Brasília

Professor Adjunto IF-UnB. Graduado em Física pela UnB (2006), doutor em Ensino de Física pela UFRGS (2013) e vencedor do prêmio CAPES de tese em 2014, concluiu pós-doutorado em didática das ciências naturais na Universidade de Estocolmo, Suécia (2020).  Orienta pesquisas de mestrado e doutorado em educação em ciências. Com base no pensamento sociológico, investiga o papel de desigualdades sociais (gênero, cor, classe) no desenvolvimento de profissionais da ciência e da educação.

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Publicado

2023-08-31

Como Citar

dos Santos, R. L., & Lima Junior, P. (2023). Estaríamos Vivenciando uma Virada Decolonial na Educação em Ciências Brasileira?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e41975, 1–36. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u709744

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Artigos