A Educação Científica das Periferias Urbanas: Uma Revisão sobre o Ensino de Ciências em Contextos de Vulnerabilidade Social (1985–2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u221243

Palavras-chave:

Educação científica das periferias urbanas, Classe popular, Cor, Raça e Racismo, Minorias

Resumo

O objetivo central deste trabalho é apresentar uma revisão internacional e nacional de artigos sobre a educação científica das periferias urbanas. Tomando como ponto de partida duas revisões que cobrem o período de 1985 a 2013, nós as expandimos até o ano de 2018 buscando por artigos publicados nos periódicos nacionais e internacionais de mais alto impacto. Como resultado, percebemos que a literatura recente (2014–2018) pode ser agrupada em três grandes perspectivas coexistentes (tradicional, crítica e pós-crítica) descritas por 11 temas de investigação. Ao mesmo tempo em que perspectivas contemporâneas emergem vigorosamente na literatura, as perspectivas tradicionais, inspiradas pela racionalidade técnica e pelo eficientismo, não foram jamais superadas. A análise também permitiu conjecturar a baixa ocorrência de artigos sobre educação científica das periferias urbanas em periódicos brasileiros. Implicações para a educação científica são discutidas.

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Biografia do Autor

Sullyvan Garcia da Silva, Universidade de Brasília

Doutorando em Educação em Ciências PPGEDUC/IQ-UnB com projeto de pesquisa que aborda "O ensino de Ciências no contexto de violência urbana" orientado pelo Prof. Paulo Lima Junior/UnB. Mestre em Educação pela PUC-GO após ter defendido a Dissertação sob o título: JOVENS EM CONFLITO COM A LEI - Os Sentidos das Atividades Socioeducativas nas Unidades Privativas de Liberdade em Goiânia(2015) e licenciado em Física pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2011).

Paulo Lima Junior, Universidade de Brasília/Instituto de Física

Possui graduação em Física (Licenciatura e Bacharelado) pela UnB (2006). Possui Mestrado e Doutorado em Ensino de Física pela UFRGS (2009 e 2013). Sua tese de doutorado foi vencedora do prêmio CAPES de tese da área de Ensino em 2014. Foi servidor técnico-administrativo da UFRGS de 2008 a 2013, ocupando o cargo de Físico e coordenando os laboratórios de ensino de Física. Atualmente, é professor Adjunto da Universidade de Brasília e membro permanente do PPG em Educação em Ciências da UnB. Tem trabalhos publicados sobre sociologia da educação, marxismos, feminismos, psicologia histórico-cultural, abordagem CTS, e laboratórios de ensino (voltados para a educação científica, em geral, e para o ensino de Física, em particular). Desde a conclusão do doutorado, tem se dedicado prioritariamente à abordagem sociológica de Pierre Bourdieu e Bernard Lahire para investigar trajetórias escolares e profissionais da educação científica, bem como a gênese e função social do gosto científico.

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Publicado

2020-04-22

Como Citar

Garcia da Silva, S., & Lima Junior, P. (2020). A Educação Científica das Periferias Urbanas: Uma Revisão sobre o Ensino de Ciências em Contextos de Vulnerabilidade Social (1985–2018). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 221-243. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u221243

Edição

Seção

Artigos