Abordagens dos Recursos Audiovisuais em Livros Didáticos de Física de Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u555577

Palavras-chave:

Ensino de Física, Audiovisuais, Livro Didático, PNLD

Resumo

Os livros didáticos constituem os principais materiais que auxiliam os processos de ensino e aprendizagem da educação básica, em especial pela sua distribuição gratuita às escolas públicas. No entanto, presenciamos o surgimento de recursos didáticos apoiados em tecnologias, como os audiovisuais, os quais ainda são utilizados de maneira descontextualizada e não sistemática na maioria das vezes. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi identificar e analisar os modos de uso atribuídos aos recursos audiovisuais por coleções didáticas de Física, com a seguinte questão de pesquisa: quais são as representações de uso dos recursos audiovisuais nos livros didáticos de Física? Como referência para análise, utilizamos os trabalhos de Moran et al. (2000) e Freitas et al. (2018) e, com o apoio da Análise de Conteúdo, analisamos 6 coleções didáticas de Física aprovadas no PNLD 2018. Identificamos 453 ocorrências de uso de audiovisuais no conjunto das 6 coleções, com predominância nos Manuais do Professor. Os modos de uso mais frequentes foram “conteúdo de ensino” e “ilustração”, confirmando a característica instrumental da abordagem pedagógica do audiovisual, também observada nas pesquisas da área de Educação em Ciências. Todavia, atividades e situações pontuais identificadas em algumas coleções podem servir de exemplo para uma utilização dos audiovisuais de maneira “crítica” e como “elemento essencial” para o desenvolvimento do currículo de Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silmara Rodrigues Domingues, Unicamp

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp. Mestrado realizado no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática da Unicamp. Graduada em Licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (2017). Áreas de interesse: Ensino de Ciências e Matemática, Linguagens no Ensino de Ciências, Formação de Professores e Divulgação da Ciência no ensino formal através de recursos audiovisuais.

Jorge Megid Neto, Unicamp

Possui Licenciatura em Física pela Unicamp (1981), mestrado em Educação/Ensino de Física (1990) e doutorado em Educação/Ensino de Ciências (1999) ambos pela Unicamp. Foi professor de Física do ensino médio entre 1979 e 1995. Desde 1996 é professor da Faculdade de Educação da Unicamp. Tem experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase no campo da Educação em Ciências e Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências para crianças e jovens, pesquisas do estado da arte, formação inicial e continuada de professores, avaliação de materiais didáticos. Exerceu vários cargos de gestão acadêmica na FE-Unicamp: Diretor associado 2000-2004; Diretor 2004-2008; Coordenador de Extensão 2011-2013; Coordenador do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática 2010-2013. Foi representante docente no Conselho Universitário 2015-2018. Integra o Grupo de Pesquisa Formar-Ciencias desde 1997, tendo sido seu coordenador em 2000-2001 e 2008-2017.

Aldo Aoyagui Gomes Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Licenciatura em Física pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2005). Mestre em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP (2009). Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2017). Realizou pesquisa de Pós-Doutorado no Department of Science Education, University of Copenhagen (Dinamarca - 2018). É atualmente professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFSP) - campus Piracicaba. Atua como Professor Colaborador Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM - UNICAMP). Áreas de Pesquisa: Educação em Ciências. Formação de Professores. Meu atual interesse como pesquisador tem sido sobre as possibilidades de desenvolvimento da Alfabetização Científico-Midiática na Educação em Ciências. Tenho utilizado um quadro teórico-conceitual com o objetivo de analisar a confiabilidade e credibilidade de uma afirmação científica, desde sua origem na comunidade científica, passando pela mídia convencional com seus filtros e seleção, até a Internet e Mídias Sociais. 

Referências

Amaral, I. A. do. (2010). Que educação ambiental desejamos?. A educação que revele plenamente o ambiente. Ciências em Foco, 3(1), 1–8. https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9183

Artuso, A. R., Martino, L. H. de, Costa, H. V. da, & Lima, L. (2019). Livro didático de física – quais características os estudantes mais valorizam?. Revista Brasileira de Ensino de Física, 41(4), 1–16. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2018-0292

Barbosa, D. J. de M. L. (2018). Cinema no contexto escolar: para uma pedagogia da criação (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, Paraíba). Repositório Institucional da UFPB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/12455

Bardin, L. (2011). Análise de conteúdo. Edições 70.

Batista, A. A. G. (2001). Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental.

Choppin, A. (2004). História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, 30(3), 549–566. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300012

Domingues, S. R. (2021). Abordagens dos recursos audiovisuais em livros didáticos de física aprovados no PNLD 2018 (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo). Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641314

Dubeck, L. W., Bruce, M. H., & Schmucker, J. S. (1990). Science fiction aids science teaching. Physics Teacher, 28(5), 316–318. https://doi.org/10.1119/1.2343039

Fracalanza, H. (2005). A pesquisa sobre o livro didático de Ciências no Brasil. In M. I. P. Rosa (Ed.), Formar: encontros e trajetórias com professores de Ciências (pp. 41–80). Escrituras.

Fracalanza, H. (2006). O ensino de ciências no Brasil. In H. Fracalanza, & J. Megid Neto (Org.), O livro didático de ciências no Brasil (pp. 153–171). Komedi.

Freitas, V. M. de, Queirós, W. P. de, & Lacerda, N. O. dos S. (2018). Audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de educação em ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 35(2), 592–633. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2018v35n2p592

Garcia, N. M. D. (Org.). (2017). O livro didático de Física e de Ciências em foco: dez anos de pesquisa. Editora Livraria da Física.

Kofler, B. (1991). Legal questions facing audiovisual archives. Paris: UNESCO – General Information Programme and UNISIST.

Ministério da Educação. (MEC) (2017). PNLD 2018: Física – Guia de Livros Didáticos – Ensino Médio. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Megid Neto, J., & Fracalanza, H. (2003). O livro didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, 9(2), 147–157. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200001

Moran, J. M., Masetto, M. T., & Behrens, M. A. (2000). Novas tecnologias e mediação pedagógica (10ª ed.). Papirus.

Pereira, A. A. G. (2017). O documentário de divulgação científica e a discussão de aspectos da Física Moderna e Contemporânea na formação inicial de professores de Física (Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo). Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp. https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/980819

Pereira, A. A. G. (2020). Documentários de ciências na formação inicial de professores: contribuições para uma leitura crítica sobre o aquecimento global. Investigações em Ensino de Ciências, 25(2), 1–18. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p01

Pereira, B. F. M. (2018). Cinema e Ciências: construindo possibilidades para promover a enculturação científica dos estudantes (Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Minas Gerais). Repositório Institucional da UFMG. http://hdl.handle.net/1843/30886

Piassi, L. P. (2013). Clássicos do cinema nas aulas de ciências – a física em 2001: uma odisseia no espaço. Ciência & Educação, 19(3), 517–534. https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000300003

Ramos, M. B., & Silva, H. C. da. (2014). Educação em ciência e em audiovisual: olhares para a formação de leitores de ciências. Cadernos Cedes, 34(92), 51–67. https://doi.org/10.1590/S0101-32622014000100004

Reid, G., & Norris, S. P. (2016). Scientific media education in the classroom and beyond: a research agenda for the next decade. Cultural Studies of Science Education, 11, 147–166.

Rezende Filho, L. A. C. de, Pereira, M. V., & Vairo, A. C. (2011). Recursos audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 11(2), 183–204. https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4202

Santos, N. N. dos, & Santos, J. M. (28 de novembro–3 de dezembro, 2005). O ensino de Ciências através do cinema. V Encontro Nacional de pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Bauru, São Paulo.

Santos, P. C. dos, & Arroio, A. (8–13 de novembro, 2009). A utilização de recursos audiovisuais no Ensino de Ciências: tendências nos ENPECs entre 1997 e 2007. VII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), Florianópolis, Santa Catarina.

Schivani, M. S., Souza, G. F. de, & Lira, N. (2020). Programa Nacional do Livro Didático de Física: subsídios para pesquisas. Revista Brasileira de Ensino de Física, 42, 1–10. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0011

Southworth, T. (1987). Modern physics and science fiction: a mini-unit for high school physics. The Physics Teacher, 25(2), 90–91. https://doi.org/10.1119/1.2342168

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Domingues, S. R., Megid Neto, J., & Pereira, A. A. G. (2023). Abordagens dos Recursos Audiovisuais em Livros Didáticos de Física de Ensino Médio. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e42053, 1–23. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u555577

Edição

Seção

Artigos