Perguntas elaboradas por graduandos em química a partir da leitura de textos de divulgação científica
Keywords:
Leitura, Ensino de Química, Análise do Discurso.Abstract
Recentemente, vários autores têm descrito diversas abordagens para introduzir a escrita em cursos superiores de química. Uma forma de incorporar a escrita em sala de aula é estimular a formulação de perguntas pelos estudantes. Neste manuscrito, investigamos as questões formuladas por alunos de graduação em química a partir da leitura do livro Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química. Os dados foram analisados segundo a Análise de Discurso de linha francesa, na perspectiva de Eni Orlandi, especialmente com base na noção de tipologia do discurso. Os alunos, em pequenos grupos, foram convidados a ler dois capítulos do livro e a formular perguntas sobre ele. Os resultados indicaram os textos de divulgação científica como mediadores para posicionamentos incomuns em aulas do nível superior de química, sugerindo a viabilidade da proposta neste nível de ensino.
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