Perguntas elaboradas por graduandos em química a partir da leitura de textos de divulgação científica
Palabras clave:
Leitura, Ensino de Química, Análise do Discurso.Resumen
Recentemente, vários autores têm descrito diversas abordagens para introduzir a escrita em cursos superiores de química. Uma forma de incorporar a escrita em sala de aula é estimular a formulação de perguntas pelos estudantes. Neste manuscrito, investigamos as questões formuladas por alunos de graduação em química a partir da leitura do livro Tio Tungstênio: Memórias de uma Infância Química. Os dados foram analisados segundo a Análise de Discurso de linha francesa, na perspectiva de Eni Orlandi, especialmente com base na noção de tipologia do discurso. Os alunos, em pequenos grupos, foram convidados a ler dois capítulos do livro e a formular perguntas sobre ele. Os resultados indicaram os textos de divulgação científica como mediadores para posicionamentos incomuns em aulas do nível superior de química, sugerindo a viabilidade da proposta neste nível de ensino.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.