A reestruturação do discurso de professores de Química inseridos em um grupo colaborativo

  • João Batista Santos Junior Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Grupos colaborativos, desenvolvimento profissional, discursos do professor, cultura docente.

Resumo

Neste trabalho são apresentados indícios de como a cultura colaborativa pode ser importante para a reestruturação do pensamento do professor. Participaram desta investigação quatro professores de Química da rede pública do Estado de São Paulo que formaram um grupo colaborativo cujo objetivo era identificar e problematizar as dificuldades para o ensino de Química. Os discursos utilizados pelos professores foram analisados segundo o referencial de Arruda e Villani (2001) visando diagnosticar a ocorrência de reestruturação. Os resultados apontam que o grupo colaborativo constituiu-se em um espaço onde os docentes puderam refletir profundamente acerca das dificuldades enfrentadas no ensino. Inicialmente percebeu-se que os professores utilizam-se tipos de discursos que caracterizavam a não aceitação das próprias responsabilidades sobre essas dificuldades. Ao longo do trabalho colaborativo esse discurso vai sendo substituído por outros tipos de discurso que evidenciam que os professores percebem o seu papel em relação às dificuldades identificadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Santos Junior, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
Professor Assistente do Departamento de Física, Química e Matemática da Universidade Federal de São Carlos- campus Sorocaba. Doutorando programa Interunidades em Ensino de Ciências modalidade Química. 
Publicado
2013-04-10
Como Citar
Santos Junior, J. B., & Marcondes, M. E. R. (2013). A reestruturação do discurso de professores de Química inseridos em um grupo colaborativo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 12(3), 25-42. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4240