As habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa

Autores

  • Rita de Cássia Suart Mestranda no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências
  • Maria Eunice Ribeiro Marcondes 2Departamento de Química Fundamental / Instituto de Química / Universidade de São Paulo

Resumo

Algumas pesquisas em ensino de Química têm destacado a importância do uso de atividades experimentais investigativas para o desenvolvimento de habilidades cognitivas nos alunos e para sua maior participação no processo de aprendizagem. O presente trabalho apresenta a análise das respostas de alunos do ensino médio com relação ao alto ou baixo nível de habilidades cognitivas manifestadas em uma seqüência de atividades experimentais investigativas ocorridas em um ambiente construtivista de ensino de química. Foram analisadas também as respostas escritas dos alunos e as questões propostas pelo professor. Os resultados evidenciam respostas de alta ordem cognitiva, porém o número de respostas de baixo nível cognitivo prevalece.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-02-12

Como Citar

Suart, R. de C., & Marcondes, M. E. R. (2011). As habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio de química em uma atividade experimental investigativa. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4022

Edição

Seção

Artigos