Como a abordagem de ensino influencia a aprendizagem de conteúdos Científicos e Tecnológicos?

Autores

  • Amanda Amantes Universidade Federal da Bahia
  • Geide Coelho Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Aprendizagem, Ensino de Física, Método Quali-Quanti

Resumo

Nesse trabalho apresentamos uma investigação sobre aspectos da abordagem de conteúdos científicos e tecnológicos que influenciaram a aprendizagem, em uma intervenção educacional. A pesquisa se realizou com 260 estudantes do primeiro e terceiro ano do Ensino Médio que estudaram um material interdisciplinar e contextual. Reportamos uma análise exploratória, que integrou métodos qualitativos e quantitativos. Os dados analisados foram coletados através de atividades e tarefas realizadas antes, durante e após a instrução. A partir dos resultados, discutimos como aspectos específicos de estratégias de ensino e da natureza dos conteúdos estão associados ao ganho no entendimento, o que pode nos fornecer caminhos mais promissores para elaborar e desenvolver métodos de abordagem que propiciem maior aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia

MEDIA- Medidas Educacionais e Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação Formação: Licenciada em Física, Especialista em Ensino de Ciências, Mestre em Educação, Doutora em Educação. Função: Pesquisadora. Professora Adjunta. Departamento II, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências,Universidade Federal da Bahia UFBA. Salvador, Bahia.

Geide Coelho, Universidade Federal do Espírito Santo

MEDIA- Medidas Educacionais e Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação Formação: Licenciado em Física, Mestre em Educação, Doutor em Educação. Função: Pesquisador. Professor Adjunto. Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais, Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física Universidade Federal do Espírito Santo UFES, Vitória, Espírito Santo. e-mail:  geidecoelho@gmail.com

Downloads

Publicado

2013-04-17

Como Citar

Amantes, A., & Coelho, G. (2013). Como a abordagem de ensino influencia a aprendizagem de conteúdos Científicos e Tecnológicos?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(1), 111–133. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4254

Edição

Seção

Artigos