“Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências

Autores

  • Nilmara Braga Mozzer Universidade Federal de Ouro Preto
  • Rosária Justi Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Analogias, similaridades, recursos didáticos, ensino de Ciências

Resumo

Este artigo apresenta uma ampla revisão da literatura nacional e internacional sobre analogias no ensino de Ciências. Seus objetivos principais são: diferenciar as analogias de outros tipos de similaridades e recursos didáticos frequentemente confundidos por professores, autores de livros e pesquisadores; explicitar e discutir os fundamentos teóricos relacionados às analogias e sua utilização no ensino; e discutir criticamente algumas das principais estratégias de uso das analogias como ferramentas de ensino. Neste sentido, buscamos preencher uma lacuna existente na literatura sobre o tema publicada no Brasil, na tentativa de contribuir para fomentar discussões entre pesquisadores da área de Educação em Ciências e para o desenvolvimento do conhecimento de professores de Ciências sobre analogias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilmara Braga Mozzer, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora da área de Ensino de Química no Departamento de Química da Universidade Federal de Ouro Preto.

Rosária Justi, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora da área de Ensino de Química no Departamento de Química da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-08-18

Como Citar

Mozzer, N. B., & Justi, R. (2015). “Nem tudo que reluz é ouro”: Uma discussão sobre analogias e outras similaridades e recursos utilizados no ensino de Ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 15(1), 123–147. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4305

Edição

Seção

Artigos