Metacognição e Ensino de Física: Revisão de Pesquisas Associadas a Intervenções Didáticas
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182581Palavras-chave:
ensino de Física, intervenções didáticas, metacognição, revisão de estudos.Resumo
O estudo apoia-se no entendimento de que a metacognição é favorecedora da aprendizagem, na medida em que possibilita aos alunos regular e controlar seu pensamento. Entretanto, nem todos os sujeitos conseguem evocá-la espontaneamente, necessitando de situações explícitas para isso. No contexto escolar, essa explicitação tem exigido uma reorganização didática que tem discutido modos de agregá-la aos conteúdos curriculares. Diante do exposto, busca-se realizar uma revisão em pesquisas que descrevem intervenções didáticas em Física guiadas pela metacognição, de modo a identificar como essa associação tem sido tratada na literatura e quais as contribuições e tendências para sua inserção em sala de aula. De forma específica, pretende-se: descrever aspectos gerais envolvidos nessas pesquisas; identificar como se processam as práticas no ambiente escolar; examinar o modo como o conceito de metacognição se manifesta nos estudos e quais as aproximações teóricas presentes; e esclarecer alguns dos delineamentos metodológicos utilizados nas pesquisas. A seleção dos estudos ocorreu a partir da base de dados ERIC e identificou um universo de 16 pesquisas. Como resultado, dentre outros aspectos, destacam-se o crescimento e a disseminação dos estudos, a concentração de pesquisas envolvendo a resolução de problemas, a diversidade de aproximações teóricas associadas à metacognição e a ênfase dada ao emprego de questionários como forma de avaliar as intervenções para o aumento do uso do pensamento metacognitivo pelos alunos. Além disso, os estudos analisados revelam a necessidade de mais pesquisas que tratem da intencionalidade de investigar as contribuições dessas intervenções para a aprendizagem dos conhecimentos em Física.
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