Metacognição e as Atividades Experimentais em Ciências: Análise da Produção em Periódicos Estrangeiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14351458

Palavras-chave:

Atividades Experimentais, Processos Metacognitivos, Revisão em Periódicos

Resumo

Neste trabalho é analisado um conjunto de artigos estrangeiros que associam a metacognição com as atividades experimentais em Ciências, verificando quais as características presentes nessas pesquisas. Para tanto, desenvolveu-se um estudo junto à base ERIC identificando 19 publicações em língua inglesa. Os resultados evidenciam que as pesquisas em metacognição e atividades experimentais continuam em crescimento e que estão sendo realizadas, com maior frequência, nos Estados Unidos apesar de o continente asiático ter a maior quantidade de países envolvidos em pesquisa nessa área. Além disso, o estudo aponta o componente curricular Química e o ensino de Graduação, como os mais presentes. A organização didático-metodológica verificada na maioria dos artigos foi a atividade experimental investigativa em laboratórios reais, realizada em grupo e sob a orientação de um professor. Em relação ao modo como a metacognição encontra-se associada às atividades experimentais, o estudo revelou que para a maioria das pesquisas a metacognição ocupou lugar de centralidade, todavia, em alguns casos a prática foi modificada para incluí-la e, em outros, ela foi analisada sem a necessidade de alteração. O conceito de metacognição predominante na análise dos resultados dessas investigações foi o relacionado às ações regulatórias do pensamento (autorregulação), utilizadas para planejar, monitorar e avaliar este pensamento e a aprendizagem dos estudantes.

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Biografia do Autor

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-Doutorado pela Universidad de Burgos - Espanha

Docente permananete do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de PAsso Fundo

Docente Permanente do Programa de Pós-Graduaçaõ em Educação na Universidade de PAsso Fundo

Professora titular do Curso de Física na Universidade de PAsso Fundo

Ana Cláudia Tasso dos Santos, Universidade de Passo Fundo

Graduada em Física e Mestre em Educação pela Univerisdade de Passo Fundo

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Publicado

2021-11-28

Como Citar

Rosa, C. T. W. da, & Santos, A. C. T. dos. (2021). Metacognição e as Atividades Experimentais em Ciências: Análise da Produção em Periódicos Estrangeiros. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14351458

Edição

Seção

Artigos