Metacognição e as Atividades Experimentais em Ciências: Análise da Produção em Periódicos Estrangeiros
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u14351458Palavras-chave:
Atividades Experimentais, Processos Metacognitivos, Revisão em PeriódicosResumo
Neste trabalho é analisado um conjunto de artigos estrangeiros que associam a metacognição com as atividades experimentais em Ciências, verificando quais as características presentes nessas pesquisas. Para tanto, desenvolveu-se um estudo junto à base ERIC identificando 19 publicações em língua inglesa. Os resultados evidenciam que as pesquisas em metacognição e atividades experimentais continuam em crescimento e que estão sendo realizadas, com maior frequência, nos Estados Unidos apesar de o continente asiático ter a maior quantidade de países envolvidos em pesquisa nessa área. Além disso, o estudo aponta o componente curricular Química e o ensino de Graduação, como os mais presentes. A organização didático-metodológica verificada na maioria dos artigos foi a atividade experimental investigativa em laboratórios reais, realizada em grupo e sob a orientação de um professor. Em relação ao modo como a metacognição encontra-se associada às atividades experimentais, o estudo revelou que para a maioria das pesquisas a metacognição ocupou lugar de centralidade, todavia, em alguns casos a prática foi modificada para incluí-la e, em outros, ela foi analisada sem a necessidade de alteração. O conceito de metacognição predominante na análise dos resultados dessas investigações foi o relacionado às ações regulatórias do pensamento (autorregulação), utilizadas para planejar, monitorar e avaliar este pensamento e a aprendizagem dos estudantes.
Downloads
Referências
Achuthan, K., Francis, S. P., & Diwakar, S. (2017). Augmented reflective learning and knowledge retention perceived among students in classrooms involving virtual laboratories. Education and Information Technologies, 22(6), 2825–2855. https://doi.org/10.1007/s10639-017-9626-x
Bagán, H., Sayós, R., & García, J. F. (2015). Skill development in experimental courses. Journal of Technology and Science Education, 5(3), 169–183. http://dx.doi.org/10.3926/jotse.158
Bomfim, A. B. C., Silva, S. A. P. S., & Miranda, M. L. J. (2016). Knowledge production on continuous professional learning of physical education teachers: an analysis between brazilian and international studies. Journal of Physical Education, 27(1), e-2715. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v27i1.2715
Borges, A. T. (2002). Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 19(3), 291–313. https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6607
Boszko, C. (2019). Diários de aprendizagem e os processos metacognitivos: estudo envolvendo professores de Física em formação inicial (Dissertação de Mestrado, Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, Rio Grande do Sul). Biblioteca de Teses e Dissertações — UPF. http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/1816
Bruckermann, T., Aschermann, E., Bresges, A., & Schlüter, K. (2017). Metacognitive and multimedia support of experiments in inquiry learning for science teacher preparation. International Journal of Science Education, 39(6), 701–722. https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1301691
Çalişkan, Í. (2014). The Perceptions of Pre-Service Science Teachers' about Using Vee Diagrams and Electronic Portfolios in Physics Laboratuary Course. Education Research and Reviews, 9(6), 173–182. https://www.learntechlib.org/p/156652/
Carillo; L., Lee, C., & Rickey, D. (2005). Enhancing Science Teaching by Doing More: A Framework to Guide Chemistry Students’ Thinking in the Laboratory. The Science Teacher, 72(7), 60–64.
Carvalho, A. M. P. (2010). As Práticas experimentais no Ensino de Física. In A. M. P. Carvalho, Ensino de Física. Cengage Learning.
Clark, R. L., Clough, M. P., Berg, C. A. (2000). Modifying Cookbook Labs to Mentally Engage Students. The Science Teacher, 67(7), 40–43.
Davidowitz, B., & Rollnick, M. (2003). Enabling metacognition in the laboratory: a case study of four second year University Chemistry Students. Research in Science Education, 33(1), 43-69. https://doi.org/10.1023/A:1023673122220
Deslandes, S. F., Gomes, R., & Minayo, M. C. S. (2012). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (31ª ed.). Vozes.
Fadel, C., Bialik, M., & Trilling, B. (2015). Four-dimensional education. Boston: Center for Curriculum Redesign.
Ferreira, A. V. (2012). A produção científica na educação ambiental: uma análise dos periódicos no banco de dados ERIC (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, Paraná).
Flavell, J. H. (1979). Metacognition and cognitive monitoring: a new area of cognitive-developmental inquiry. American Psychologist, 34(10), 906–911. https://doi.org/10.1037/0003-066X.34.10.906
Flavell, J. H., Miller, P. H., & Miller, S. A. (1999). Desenvolvimento cognitivo (3ª ed.) [Cláudia Dornelles, Tradutora]. Artes Médicas Sul.
Galiazzi, M. C., Rocha, J. M. B., Schmitz, L. C., Souza, M. L., Giesta, S., & Gonçalves, F. P. (2001). Objetivos das atividades experimentais no ensino médio: a pesquisa coletiva como modo de formação de professores de ciências. Ciência & Educação, 7(2), 249–263. https://doi.org/10.1590/1516-731320200036
Ghani, I. B. A., Ibrahim, N. H., Yahaya, N., & Surif, J. (2017). Enhancing students’ HOTS in Laboratory Educational Activity by using Concept Map as an Alternative Assessment Tool. Chemistry Education Research and Practice, 18(4), 949–874. https://doi.org/10.1039/C7RP00120G
Gil, A. C. (1994). Métodos e técnicas de pesquisa social (4ª ed.). Atlas.
Hacker, D. J. (1998). Definitions and empirical foundations. In J. Dunlosky, A. Graesser, Metacognition in educational theory and practice (pp. 1–23). Lawrence Erlbaum Associates.
Hand, B., Wallace, C. W., & Yang, E-M. (2004). Using a Science Writing Heuristic to enhance learning outcomes from laboratory activities in seventh-grade science: quantitative and qualitative aspects. International Journal of Science Education, 26(2), 131–149. https://doi.org/10.1080/0950069032000070252
Hattie, J. (2012). Visible learning for teachers: maximizing impact on learning. Routledge.
Heidemann, L. A. (2015). Ressignificação de atividades experimentais no ensino de Física por meio do enfoque no processo de modelagem científica. (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul). LUME — UFRGS. http://hdl.handle.net/10183/117767
Hodson, D. (1988). Experimentos na ciência e no ensino de ciências [Paulo A. Porto, Tradutor]. Educational philosophy and theory, 20(1), 1–19.
Kipnis, M., & Hofstein, A. (2008). The inquiry laboratory as a source for development of metacognitive skills. International Journal of Science and Mathematics Education, 6(3), 601–627. https://doi.org/10.1007/s10763-007-9066-y
Kung, R. L., & Linder, C. (2007). Metacognitive activity in the physics student laboratory: is increased metacognition necessarily better? Metacognition Learning, 2(1), 41–56. https://doi.org/10.1007/s11409-007-9006-9
Llorens-Molina, J. A., Jaime, J. M. L., & Berzosa, I. S. (2012). Analysis of students’ generated questions in laboratory learning environments. Journal of Technology and Science Education, 2(1), 46–55. http://dx.doi.org/10.3926/jotse.36
Luna, S. V. (2011). Planejamento de pesquisa: uma introdução. EDUC.
Malone, K. L. (2008). Correlations among knowledge structures, force concept inventory, and problem-solving behaviors. Physical Review Special Topics-Physics Education Research, 4(2), 1–15. https://doi.org/10.1103/PhysRevSTPER.4.020107
Marques, N. L. R. (2020). Formação e prática pedagógica: uma pesquisa sobre as contribuições das disciplinas de Física experimental para a prática docente na educação básica (Tese de Doutorado, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul).
Mathabathe, K. C., & Potgieter, M. (2017). Manifestations of metacognitive activity during the collaborative planning of chemistry practical investigations. International Journal of Science Education, 39(11), 1465–1484. https://doi.org/10.1080/09500693.2017.1336808
Meneses, Jesús Á. (2018). Trabajos prácticos por indagación como estrategia para la enseñanza de la Física. In J. Á. Meneses Villagrá, & M. J. F. Gebara (Orgs.), Estrategias didácticas para la enseñanza de la Física (pp. 121–142). Editora da Universidad de Burgos.
Nelson, T. O., & Narens, L. (1994).Why investigate metacognition. In J. Metcalfe, & A. P. Shimamura (Orgs.), Metacognition: knowing about knowing (pp. 1–25). ABB.
Pinho-Alves, J. (2000). Atividades experimentais: do método à prática construtivista. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional — UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/79015
Rickey, D., & Stacy, A. M. (2000). The role of metacognition in learning chemistry. Journal of chemical education, 77(7), 915–920. https://doi.org/10.1021/ed077p915
Romanowski, J. P. (2002). As licenciaturas no Brasil: um balanço das teses e dissertações dos anos 90 (Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. https://doi.org/10.11606/T.48.2002.tde-22102014-134348
Rosa, C. T. W. (2011). A metacognição e as atividades experimentais no ensino de Física. (Tese de Doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Santa Catarina). Repositório Institucional — UFSC. http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95261
Rosa, C. T. W., & Meneses Villagrá, J. A. (2018). Metacognição e ensino de Física: revisão de pesquisas associadas a intervenções didáticas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(2), 581–608. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018182581
Rosa, C. T. W., Darroz, L. M., & Rosa, A. B. (2017). Discussões atuais e perspectivas futuras nas pesquisas brasileiras sobre metacognição e ensino de Física. Enseñanza de las ciências, Extra, 4245–4251.
Salvadego, W. N. C., Laburú, C. E., & Barros, M. A. (23–26 de novembro, 2009). Uso de atividades experimentais pelo professor das Ciências Naturais no ensino médio: relação com o saber profissional. Anais do 1º Congresso Paranaense de Educação em Química da Universidade Estadual de Londrina (CPEQUI), Londrina, Paraná.
Sandi-Urena, S., Cooper, M. M., & Gatlin, T. A. (2011). Graduate teaching assistants’ epistemological and metacognitive development. Chemistry Education Research and Practice, 12(1), 92–100. https://doi.org/10.1039/C1RP90012A
Sandi-Urena, S., Cooper, M. M., Gatlin, T. A., & Bhattacharyya, G. (2011). Students’ experience in a general chemistry cooperative problem based laboratory. Chemistry Education Research and Practice, 12(4), 434–442. https://doi.org/10.1039/C1RP90047A
Sandi-Urena, S., Cooper, M. M., Stevens, R. (2012). Effect of Cooperative Problem-Based Lab Instruction on Metacognition and Problem-Solving Skills. Journal of Chemical Education, 89(6), 700–706. https://doi.org/10.1021/ed1011844
Santos, A. C. T., Ribeiro, C. A. G., & Rosa, C. T. W. (03–07 de outubro, 2016). Uso do pensamento metacognitivo por alunos do ensino médio. III Semana do Conhecimento, Passo Fundo, Rio Grande do Sul.
Santos, B. S. (2008). Um discurso sobre as ciências (5ª ed.). Cortez.
Saribaş, D., Mugaloğlu, E. Z., & Bayram, H. (2013). Creating metacognitive awareness in the lab: outcomes for preservice science teachers. Eurasia Journal of Mathematics, Science & Technology Education, 9(1), 83–88. https://doi.org/10.12973/eurasia.2013.918a
Sasseron, L. H. (2008). Alfabetização Científica no Ensino Fundamental: estrutura e indicadores deste processo em sala de aula (Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo).
Taasoobshirazi, G., & Farley, J. A. (2013). A Multivariate Model of Physics Problem Solving. Learning and Individual Differences, 24, 53–62. https://doi.org/10.1016/j.lindif.2012.05.001
Tarricone, P. (2011). The taxonomy of metacognition. Psychology Press.
Teichert, M. A., Tien, L. T., Dysleski, L., & Rickey, D. (2017). Thinking Processes Associated with Undergraduate Chemistry Students’ Success at Applying a Molecular-Level Model in a New Context. Journal of Chemical Education, 94(9), 1195–1208. https://doi.org/10.1021/acs.jchemed.6b00762
Van Optsal, M. T., & Daubenmire, P. L. (2015). Extending Students’ Practice of Metacognitive Regulation Skills with the Science Writing Heuristic. International Journal of Science Education, 37(7), 1089–1112. https://doi.org/10.1080/09500693.2015.1019385
Veenman, M. V. (2012). Metacognition in science education: Definitions, constituents, and their intricate relation with cognition. In A. Zohar & Y. J. Dori (Eds.), Metacognition in science education: trends in current research (pp. 21–36). Springer.
Veenman, M. V. J., Van Hout-Wolters, B. H. A. M., & Afflerbach, P. (2006). Metacognition and learning: Conceptual and methodological considerations. Metacognition and Learning, 1(1), 3–14. https://doi.org/10.1007/s11409-006-6893-0
Zohar, A., & Barzilai, S. (2013). A review of research on metacognition in science education: current and future directions. Studies in Science Education, 49(2), 121–169. https://doi.org/10.1080/03057267.2013.847261
Zômpero, A. F., & Laburu, C.E. (2011). Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens, Revista Ensaio, 13(3), 67–80. https://doi.org/10.1590/1516-731320170020009
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cleci Teresinha Werner da Rosa, Ana Cláudia Tasso dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.