Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Qual o Panorama das Teses Brasileiras Produzidas no Período 2000–2020?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u329353

Palavras-chave:

Ensino de Ciências, pesquisa bibliográfica, estado do conhecimento, teses

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a produção acadêmica na temática Ensino de Ciências nos Anos Iniciais, expressa em teses defendidas no período de 2000–2020 em programas de pós-graduação brasileiros, traçando um panorama dessas produções. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo Estado do Conhecimento, envolvendo 89 teses identificadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e associadas às áreas de Avaliação da Educação e do Ensino. Esses estudos foram classificados em três grandes categorias estabelecidas a partir da pergunta e do objetivo da investigação: quem pesquisa, onde e quando as teses foram produzidas e o que é investigado. Os resultados apontam que a autoria e a orientação das teses foram realizadas principalmente por mulheres e com uma formação heterogênea. Observou-se um aumento significativo de teses ao longo do período analisado e sua concentração na região Sudeste brasileira, com predominância de instituições públicas de ensino. O principal núcleo temático de investigação é a formação de professores, e as principais abordagens teóricas/metodológicas adotadas nas pesquisas são a alfabetização científica e o ensino por investigação.

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Biografia do Autor

Caroline Maria Ghiggi, Universidade de Passo Fundo

Doutoranda em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo (UPF). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade de Passo Fundo (UPF). Especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Graduada em Física Licenciatura pela Universidade de Passo Fundo (UPF). 

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela UFSC; Docente Permananete do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e do Docente Permanente do Programa de Pós-Graduaçaõ em Educação; Professora titular do Curso de Física da Universidade de Passo Fundo, RS.

Patrick Alves Vizzotto, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Professor Adjunto do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais do Instituto de Ciências Exatas (ICE) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa); docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Unifesspa; Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Mestre em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Licenciado em Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF). 

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Publicado

2023-05-09

Como Citar

Ghiggi, C. M., Rosa, C. T. W. da, & Vizzotto, P. A. (2023). Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Qual o Panorama das Teses Brasileiras Produzidas no Período 2000–2020?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e41657, 1–25. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u329353

Edição

Seção

Artigos