Ensino de Ciências nos Anos Iniciais: Qual o Panorama das Teses Brasileiras Produzidas no Período 2000–2020?
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2023u329353Palavras-chave:
Ensino de Ciências, pesquisa bibliográfica, estado do conhecimento, tesesResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a produção acadêmica na temática Ensino de Ciências nos Anos Iniciais, expressa em teses defendidas no período de 2000–2020 em programas de pós-graduação brasileiros, traçando um panorama dessas produções. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e do tipo Estado do Conhecimento, envolvendo 89 teses identificadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e associadas às áreas de Avaliação da Educação e do Ensino. Esses estudos foram classificados em três grandes categorias estabelecidas a partir da pergunta e do objetivo da investigação: quem pesquisa, onde e quando as teses foram produzidas e o que é investigado. Os resultados apontam que a autoria e a orientação das teses foram realizadas principalmente por mulheres e com uma formação heterogênea. Observou-se um aumento significativo de teses ao longo do período analisado e sua concentração na região Sudeste brasileira, com predominância de instituições públicas de ensino. O principal núcleo temático de investigação é a formação de professores, e as principais abordagens teóricas/metodológicas adotadas nas pesquisas são a alfabetização científica e o ensino por investigação.
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