The Conceptual Scheme of Chemistry in a Bilingual Perspective: A Study in Deaf Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u143168

Keywords:

Discursive interactions, Deaf and hard-of-hearing, Chemistry education, Mediation, Sign language

Abstract

We designed a participatory study that aimed to analyze the discursive interactions from an extension course in chemistry for the deaf, to elucidate aspects inherent to the conceptual elaboration by the deaf and hard-of-hearing. The course was run using a didactic sequence with eight pedagogical interventions (PI), from which six episodes of teaching were analyzed, starting from the PI1, which was about the recognition of chemical transformations. Our results showed that the conceptual elaboration process of deaf students, in a bilingual environment, necessarily involves the mediation by the Educational Sign Language Interpreter (ESLI). This differs substantially from students with no hearing impairments, although deaf students have similar alternative conceptions regarding chemical transformations. Our results also show that the lexical-semantic choices by the ESLI in the mediation process can either help or hinder the development of chemical thinking by deaf students.

Author Biographies

  • Lidiane de Lemos Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Anápolis

    Doutora em Química com ênfase em Ensino de Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática, ambos pela Universidade Federal de Goiás, Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Anápolis e está enquadrada como Pesquisadora na Rede Goiana de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva, no Panecástica - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional Tecnológica (IFG-Anápolis) e no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (UFG). Atua com pesquisas em temas como Formação Inicial e Continuada de professores de Ciências/Química; Educação Inclusiva no Ensino de Ciências/Química e Ensino de Química para Surdos. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napne do Câmpus Anápolis.

  • Thalita Costa Curado Souza, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, Goiás.

    Bacharel em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em Gastronomia pelo Centro Universitário de Anápolis/GO e Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Está vinculada como Intérprete e Tradutora de Libras efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, Goiás desde 2009.

     

  • Anna Maria Canavarro Benite, Universidade Federal de Goiás

    Doutora e Mestre em Ciências e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada IV da Universidade Federal de Goiás onde coordena o Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI desde 2006, grupo de pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e que também conta com financiamento deste mesmo órgão. Instituiu em 2009 o Coletivo CIATA- Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências. Coordena a Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Inclusiva- RPEI. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências.  Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG, com financiamento do CNPq e do FINEP.  Atua na área de Ensino de Química com foco na cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, cibercultura na educação inclusiva, Mulheres Negras nas Ciências e políticas de ações afirmativas.

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Published

2022-02-20

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Artigos

How to Cite

The Conceptual Scheme of Chemistry in a Bilingual Perspective: A Study in Deaf Education. (2022). Brazilian Journal of Research in Science Education, e32695, 1-26. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u143168