A Elaboração Conceitual de Química em uma Perspectiva Bilíngue: Um Estudo a Partir da Educação de Surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u143168

Palavras-chave:

Interações discursivas, Surdos, Educação química, Intermediação, Libras

Resumo

Apresentamos uma pesquisa participante que teve como objetivo analisar as interações discursivas provenientes de um curso de extensão em química para surdos, na tentativa de elucidar aspectos inerentes à elaboração conceitual dos surdos. O curso de extensão foi realizado por meio de uma sequência didática com oito intervenções pedagógicas (IP) e nesse recorte foram analisados seis episódios de ensino, provenientes da IP1 em que a temática versava sobre o reconhecimento das transformações químicas. Nossos resultados apontaram que o processo de elaboração conceitual dos alunos surdos, em ambiente bilíngue, passa necessariamente pela intermediação do tradutor e intérprete de Língua de Sinais (TILS), o que difere substancialmente dos alunos ouvintes, entretanto, os alunos surdos possuem concepções alternativas semelhantes aos alunos ouvintes no que diz respeito ao conceito de transformação química. Nossos resultados também mostraram que as escolhas léxico-semânticas do TILS no processo de intermediação podem tanto auxiliar, quanto atrapalhar o acesso e desenvolvimento de um pensamento químico por parte dos alunos surdos.

Biografia do Autor

  • Lidiane de Lemos Soares Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Anápolis

    Doutora em Química com ênfase em Ensino de Química e Mestre em Educação em Ciências e Matemática, ambos pela Universidade Federal de Goiás, Licenciada em Química pela Universidade Estadual de Goiás. Atualmente é Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - Câmpus Anápolis e está enquadrada como Pesquisadora na Rede Goiana de Pesquisa em Educação Especial/Inclusiva, no Panecástica - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Homem, o Trabalho e a Educação Profissional Tecnológica (IFG-Anápolis) e no Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão (UFG). Atua com pesquisas em temas como Formação Inicial e Continuada de professores de Ciências/Química; Educação Inclusiva no Ensino de Ciências/Química e Ensino de Química para Surdos. Atualmente é coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas - Napne do Câmpus Anápolis.

  • Thalita Costa Curado Souza, Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, Goiás.

    Bacharel em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina, Graduada em Gastronomia pelo Centro Universitário de Anápolis/GO e Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Está vinculada como Intérprete e Tradutora de Libras efetiva na Secretaria Municipal de Educação de Anápolis, Goiás desde 2009.

     

  • Anna Maria Canavarro Benite, Universidade Federal de Goiás

    Doutora e Mestre em Ciências e Licenciada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora Associada IV da Universidade Federal de Goiás onde coordena o Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão- LPEQI desde 2006, grupo de pesquisa registrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq e que também conta com financiamento deste mesmo órgão. Instituiu em 2009 o Coletivo CIATA- Grupo de Estudos sobre a Descolonização do Currículo de Ciências. Coordena a Rede Goiana Interdisciplinar de Pesquisas em Educação Inclusiva- RPEI. Membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de Ciências.  Assessora da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Goiás. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Ciências (NUPEC) da UFG, com financiamento do CNPq e do FINEP.  Atua na área de Ensino de Química com foco na cultura e história africana no ensino de ciências, ensino de ciências de matriz africana e da diáspora, cibercultura na educação inclusiva, Mulheres Negras nas Ciências e políticas de ações afirmativas.

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Publicado

2022-02-20

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Artigos

Como Citar

A Elaboração Conceitual de Química em uma Perspectiva Bilíngue: Um Estudo a Partir da Educação de Surdos. (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e32695, 1-26. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u143168