A Experimentoteca do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP) e o Ensino por Investigação: Compromissos Teóricos e Esforços Práticos
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183795Keywords:
museus e centros de ciências, Experimentoteca, relação teoria-prática.Abstract
A Experimentoteca é um projeto desenvolvido pelo Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC-USP), e busca prover as escolas da educação básica com materiais para o ensino experimental. Este estudo procura investigar quais são os compromissos teóricos da Experimentoteca com o ensino por investigação e como estes são acompanhados de esforços práticos, por parte de seus idealizadores e seus usuários, visando a realização desse tipo de atividades experimentais. Os compromissos teóricos foram inferidos a partir da análise de coocorrências de substantivos na obra O livro da Experimentoteca, tomada como cânone do projeto quanto à sua fundamentação pedagógica. A identificação dos esforços práticos decorreu da análise categorial de roteiros que acompanham os kits da Experimentoteca, seguida de um estudo documental dos trabalhos que já a tomaram como objeto. Os resultados indicam a existência de contradições entre os fundamentos teóricos do projeto (que manifestam uma preferência pela abordagem investigativa no ensino) e suas formas de apresentação e de uso na prática (que esbarram em limites como a estrutura organizacional da educação básica). O texto finaliza com apontamentos para a superação desse cenário contraditório.
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