Controvérsias Socioambientais no Contexto da construção de sentidos sobre relações entre energia e ambiente na escola

Authors

  • Angélica Cosenza Rodrigues Professora Faculdade de Educação da Universidade Federal Juiz de Fora. Doutoranda Núcleo de Educação em ciências e Saúde. NUTES/UFRJ
  • Isabel Gomes Rodrigues Martins Profa. do Núcleo de Educação em Ciências e Saúde - NUTES/UFRJ

Keywords:

Ambiente, imagem, análise crítica do discurso.

Abstract

Partindo de um contexto que envolve processos de grandes alterações ambientais no município de Macaé, RJ, o foco do presente estudo está em analisar imagens, textos e discursos orais produzidos por estudantes em situação de interações discursivas e, por meio desta análise, investigar possíveis sentidos controversos sobre efeitos socioambientais da exploração de petróleo. O arcabouço teórico-metodológico apoiou-se na abordagem da semiótica social e nos estudos críticos do discurso, toman-do o referencial de Norman Fairclough. Em nossas análises, controvérsias revelaram tensões que se complexificaram em interações discursivas, estabelecendo em alguns episódios a reafirmação de um discurso entre os estudantes e, em outros, a criação de um discurso híbrido que relativizou aquele primeiro ou até um novo discurso capaz de reconhecer agressões e riscos socioambientais e desconstruir sentidos hegemônicos que circulam nas práticas sociais de que alunos e alunas tomam parte.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Angélica Cosenza Rodrigues, Professora Faculdade de Educação da Universidade Federal Juiz de Fora. Doutoranda Núcleo de Educação em ciências e Saúde. NUTES/UFRJ

Professora da Faculdade de Educação da UFJF. àrea de atuação: educação em ciências e educação ambiental

Published

2014-03-21

How to Cite

Rodrigues, A. C., & Martins, I. G. R. (2014). Controvérsias Socioambientais no Contexto da construção de sentidos sobre relações entre energia e ambiente na escola. Brazilian Journal of Research in Science Education, 13(3), 73–94. Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4272