Controvérsias Socioambientais no Contexto da construção de sentidos sobre relações entre energia e ambiente na escola

Autores/as

  • Angélica Cosenza Rodrigues Professora Faculdade de Educação da Universidade Federal Juiz de Fora. Doutoranda Núcleo de Educação em ciências e Saúde. NUTES/UFRJ
  • Isabel Gomes Rodrigues Martins Profa. do Núcleo de Educação em Ciências e Saúde - NUTES/UFRJ

Palabras clave:

Ambiente, imagem, análise crítica do discurso.

Resumen

Partindo de um contexto que envolve processos de grandes alterações ambientais no município de Macaé, RJ, o foco do presente estudo está em analisar imagens, textos e discursos orais produzidos por estudantes em situação de interações discursivas e, por meio desta análise, investigar possíveis sentidos controversos sobre efeitos socioambientais da exploração de petróleo. O arcabouço teórico-metodológico apoiou-se na abordagem da semiótica social e nos estudos críticos do discurso, toman-do o referencial de Norman Fairclough. Em nossas análises, controvérsias revelaram tensões que se complexificaram em interações discursivas, estabelecendo em alguns episódios a reafirmação de um discurso entre os estudantes e, em outros, a criação de um discurso híbrido que relativizou aquele primeiro ou até um novo discurso capaz de reconhecer agressões e riscos socioambientais e desconstruir sentidos hegemônicos que circulam nas práticas sociais de que alunos e alunas tomam parte.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Angélica Cosenza Rodrigues, Professora Faculdade de Educação da Universidade Federal Juiz de Fora. Doutoranda Núcleo de Educação em ciências e Saúde. NUTES/UFRJ

Professora da Faculdade de Educação da UFJF. àrea de atuação: educação em ciências e educação ambiental

Publicado

2014-03-21

Cómo citar

Rodrigues, A. C., & Martins, I. G. R. (2014). Controvérsias Socioambientais no Contexto da construção de sentidos sobre relações entre energia e ambiente na escola. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 13(3), 73–94. Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4272