Análise dos Questionamentos do Professor em Atividades Fundamentadas em Modelagem Analógica
Keywords:
Questionamentos do professor, Modelagem Analógica, Equilíbrio químico.Abstract
Investigamos o papel dos questionamentos de uma professora de Química em uma sequência de atividades sobre o tema equilíbrio químico, fundamentadas na modelagem analógica. Nessas atividades, os estudantes trabalham de forma colaborativa e guiados pelo professor na elaboração, crítica e revisão de modelos e analogias para explicar o comportamento de sistemas em situação de equilíbrio químico. O desenvolvimento das atividades ocorreu em turmas do segundo ano do ensino médio de uma escola estadual de uma pequena cidade do estado de Minas Gerais. As aulas foram registradas em vídeo e transcritas na íntegra. Selecionamos dois grupos com quatro estudantes cada para realizar a análise dos dados com base da tipologia de questionamentos proposta por Chin (2007). Buscamos categorizar os tipos de questionamentos realizados pela professora, bem como a sua frequência, e correlacioná-los com cada uma das etapas da modelagem analógica na busca por investigar a influência desses questionamentos no desenvolvimento dos conhecimentos dos estudantes. Nossos resultados evidenciaram que os questionamentos da professora foram os principais responsáveis por minimizar as dificuldades dos estudantes em cada etapa da modelagem analógica, garantindo que as interações que eles estabeleceram entre si, com o professor e com as novas informações, contribuíssem para a construção de modelos e analogias gradualmente mais coerentes com o conhecimento científico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors are responsible for the veracity of the information provided and for the content of the papers.
The authors who publish in this journal fully agree with the following terms:
- The authors attest that the work is unpublished, that is, it has not been published in another journal, event notices or equivalent.
- The authors attest that they did not submit the paper to another journal simultaneously.
- The authors retain the copyright and grant to RPBEC the right of first publication, with the work licensed simultaneously under a Creative Commons Attribution License, which allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- The authors attest that they own the copyright or the written permission from copyright owners of figures, tables, large texts, etc. that are included in the paper.
- Authors are authorized to take additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (for example, to publish in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) after the publication in order to increase the impact and citation of published work.
In case of identification of plagiarism, inappropriate republishing and simultaneous submissions, the authors authorize the Editorial Board to make public what happened, informing the editors of the journals involved, any plagiarized authors and their institutions of origin.