Freirean Contributions to Scientific and Technological Knowledge to Nature Science Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u595623

Keywords:

school curriculum, social justice, dialogic learning

Abstract

The Freirean framework has been used in research in different education fields, including studies in Science Education. Primary sources were analyzed using a bibliographical survey to identify Paulo Freire's contributions to scientific and technological knowledge for Nature Science Education. Among the author's most cited books, ten were selected for analysis, including: I) Pedagogy of the Oppressed; II) Pedagogy of Hope: a reunion with the Pedagogy of the Oppressed; III) Pedagogy of Autonomy; IV) Education as the Practice of Freedom; V) The importance of the act of reading; VI) Education and change; VII) Extension or communication; VIII) Politics and education; IX) Conscientization; X) Pedagogy of Indignation. Based on Bardin's content analysis techniques, the analytical treatment was carried out through enumeration, categorization, and decoding. The units of analysis were selected from the following terms and radicals: Science; Científic-; Tecno; and Técnic-. The results identified and analyzed by the study seek to broaden the knowledge of the research community and teachers about the contribution of the author's work to the teaching of natural sciences, as well as promoting debates and future research into the instrumental dimension of scientific knowledge from a dialogical, humanist and egalitarian perspective.

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Author Biographies

William Rossani dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no programa de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, na linha História e Filosofia das Ciências Naturais, pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Integra o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, e o grupo de pesquisa Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico da UNICAMP. Faz parte do projeto interinstitucional Estado da Arte da Pesquisa em Educação em Ciências no Brasil um estudo de teses e dissertações (1972-2021) (Projeto EAEC), vinculado ao Grupo de Pesquisa Formar-Ciências da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre: Aprendizagem Dialógica, Ensino de Ciências, Ensino de Evolução Biológica, Relação entre Ciência e Religião, História e Filosofia da Ciência.

Isabela Custódio Talora Bozzini, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em: Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UNESP (1994/1995) Licenciatura Plena em Pedagogia, Mestrado em Educação pela UniMeP (1999) e Doutorado em Educação pela UFSCar (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do CCA/UFSCar, campus de Araras. Responsável pelas disciplinas de Orientação para a Prática Profissional, Estágios Supervisionados em Ciências e em Biologia e Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas, para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na mesma universidade, na Linha de Pesquisa - Formação de Professores e ministra as disciplinas de Didática das Ciências e Paulo Freire e Ensino de Ciências e Matemática. Já foi Coordenadora de Área, de Gestão e Institucional do PIBID-UFSCar e é Coordenadora de Área do Programa Residência Pedagógica desde 2020. Coordena o Grupo de Pesquisa: Educação em Ciências da Natureza. É membro do NIASE. Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, ensino de biologia, relações entre ciência-educação-gênero, educação em sexualidade, aprendizagem dialógica, prevenção dialógica de conflitos e violência em espaços educacionais e educação antirracista.

Anselmo Calzolari, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado e doutorado em Educação também pela UFSCar. Atualmente é professor adjunto 4 da UFSCar, campus de Araras, atuando na Licenciatura em Ciências Biológicas e na Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Integra o Grupo de Pesquisa Educação em Ciências da Natureza e o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), nos eixos: Educação Científica e Tecnológica; Prevenção de Violência de Gênero e Educação Antirracista e Tertúlias Dialógicas. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão em Didática e Formação de Professores, investigando processos de ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia (ensino regular e EJA) com enfoque na Aprendizagem Dialógica.

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Published

2024-06-25

How to Cite

Santos, W. R. dos, Bozzini, I. C. T., & Calzolari, A. (2024). Freirean Contributions to Scientific and Technological Knowledge to Nature Science Education. Brazilian Journal of Research in Science Education, e48118, 1–29. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u595623

Issue

Section

Artigos