Los Aportes de Freire al Conocimiento Científico y Tecnológico Para la Educación en Ciencias Naturales

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u595623

Palabras clave:

currículo escolar, justicia social, aprendizaje dialógico

Resumen

El marco freireano ha sido utilizado en investigaciones en diferentes campos de la educación, incluyendo estudios en el área de la Enseñanza de las Ciencias. Para identificar las contribuciones de Paulo Freire al conocimiento científico y tecnológico para la Enseñanza de las Ciencias de la Naturaleza, se analizaron fuentes primarias por medio de un relevamiento bibliográfico. De los libros más citados del autor, se seleccionaron diez para análisis, entre ellos: I) Pedagogía del Oprimido; II) Pedagogía de la Esperanza: un reencuentro con la Pedagogía del Oprimido; III) Pedagogía de la Autonomía; IV) La educación como práctica de la libertad; V) La importancia del acto de leer; VI) Educación y cambio; VII) Extensión o comunicación; VIII) Política y educación; IX) Concientización; X) Pedagogía de la Indignación. El tratamiento analítico se realizó por medio de enumeración, categorización y descodificación con base en las técnicas de análisis de contenido de Bardin. Las unidades de análisis fueron seleccionadas a partir de los siguientes términos y radicales: Ciencia; Científic-; Tecno; y Técnic-. Los resultados identificados y analizados por el estudio pretenden ampliar el conocimiento de la comunidad investigadora y docente sobre la contribución de la obra del autor a la enseñanza de las ciencias naturales, así como fomentar el debate y la investigación futura sobre la dimensión instrumental del conocimiento científico desde una perspectiva dialógica, humanista e igualitaria.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

William Rossani dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no programa de Educação da Universidade Federal de São Carlos. Mestre em Ensino e História de Ciências da Terra, na linha História e Filosofia das Ciências Naturais, pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas. Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos. Integra o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) da UFSCar, e o grupo de pesquisa Interdisciplinaridade e Ciência do Sistema Terra como Eixos para o Ensino Básico da UNICAMP. Faz parte do projeto interinstitucional Estado da Arte da Pesquisa em Educação em Ciências no Brasil um estudo de teses e dissertações (1972-2021) (Projeto EAEC), vinculado ao Grupo de Pesquisa Formar-Ciências da Faculdade de Educação da UNICAMP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos sobre: Aprendizagem Dialógica, Ensino de Ciências, Ensino de Evolução Biológica, Relação entre Ciência e Religião, História e Filosofia da Ciência.

Isabela Custódio Talora Bozzini, Universidade Federal de São Carlos

Possui graduação em: Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UNESP (1994/1995) Licenciatura Plena em Pedagogia, Mestrado em Educação pela UniMeP (1999) e Doutorado em Educação pela UFSCar (2005). Atualmente é professora associada do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação (DCNME) do CCA/UFSCar, campus de Araras. Responsável pelas disciplinas de Orientação para a Prática Profissional, Estágios Supervisionados em Ciências e em Biologia e Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas, para o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Atua também no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática na mesma universidade, na Linha de Pesquisa - Formação de Professores e ministra as disciplinas de Didática das Ciências e Paulo Freire e Ensino de Ciências e Matemática. Já foi Coordenadora de Área, de Gestão e Institucional do PIBID-UFSCar e é Coordenadora de Área do Programa Residência Pedagógica desde 2020. Coordena o Grupo de Pesquisa: Educação em Ciências da Natureza. É membro do NIASE. Tem experiência nas áreas de Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, ensino de biologia, relações entre ciência-educação-gênero, educação em sexualidade, aprendizagem dialógica, prevenção dialógica de conflitos e violência em espaços educacionais e educação antirracista.

Anselmo Calzolari, Universidade Federal de São Carlos

Graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal de São Carlos, mestrado e doutorado em Educação também pela UFSCar. Atualmente é professor adjunto 4 da UFSCar, campus de Araras, atuando na Licenciatura em Ciências Biológicas e na Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática. Integra o Grupo de Pesquisa Educação em Ciências da Natureza e o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE), nos eixos: Educação Científica e Tecnológica; Prevenção de Violência de Gênero e Educação Antirracista e Tertúlias Dialógicas. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão em Didática e Formação de Professores, investigando processos de ensino e aprendizagem em Ciências e Biologia (ensino regular e EJA) com enfoque na Aprendizagem Dialógica.

Citas

Almeida, E. dos S., & Strieder, R. B. (2021). Releituras de Paulo Freire na Educação em Ciências: Pressupostos da Articulação Freire-CTS. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 21(u), e33278, 1–24. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u889912

Angotti, J. A. P. (1981). Rapport sur le projet de formation des professeurs de sciences naturelles en Guiné Bissau — Bilan 1979–1981. IRFED.

Angotti, J. A. P. (1982). Solução alternativa para a formação de professores de ciências: um projeto educacional desenvolvido na Guiné-Bissau [Dissertação de Mestrado]. Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Apple, M. W., & Beane, J. A. (1997). Escuelas democráticas. Morata.

Aubert, A., Flecha, A., García, C., Flecha, R., & Racionero, S. (2016). Aprendizagem dialógica na sociedade da informação (Trad. P. L. Prates). EdUFSCar.

Bardin, L. (2002). Análise de conteúdo. Edições 70.

Barton, A. C., Ermer, J. L., Burkket, T. A., & Osborne, M. D. (2003). Teaching science for social justice. Teachers College Press.

Bentley, M. L., & Garrison, J. W. (1991). The role of philosophy of science in science teacher education. Journal of Science Teacher Education, 2(3), 67–71. https://doi.org/10.1007/BF02629750

Castells, M. (1999). A Sociedade em Rede (A era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 1). Paz e Terra.

Delizoicov, D. (1980a). Rapport sur le projet de formation des professeurs de sciences naturelles en Guiné Bissau — Bilan 1979–1980. IRFED.

Delizoicov, D. (1980b). Uma experiência em ensino de ciências na Guiné Bissau - Depoimento. Revista de Ensino de Física, 2(4), 57–72. http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol02a40.pdf

Delizoicov, D. (1982). Concepção problematizadora do ensino de ciências na educação formal: relato e análise de uma prática educacional na Guiné Bissau [Dissertação de Mestrado]. Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Delizoicov, D. (1983). O ensino de física e a concepção freiriana da educação. Revista de Ensino de Física, 5(2), 85–98. http://www.sbfisica.org.br/rbef/pdf/vol05a19.pdf

Delizoicov, D. (2008). La educación en ciencias y la perspectiva de Paulo Freire. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 1(2), 37–62. https://biblat.unam.mx/hevila/AlexandriaFlorianopolis/2008/vol1/no2/2.pdf

Elmesky, R., & Tobin, K. (2005). Expanding our understandings of urban science education by expanding the roles of students as researchers. Journal of Research in Science Teaching, 42(7), 807–828. https://doi.org/10.1002/tea.20079

Freire, A. M. A. (2018). Paulo Freire: uma história de vida. Paz e Terra.

Freire, P. (1967). Educação como prática da liberdade. Paz e Terra.

Freire, P. (1970). Pedagogy of the opressed (M. B. Ramos, Trans.). Herder and Herder.

Freire, P. (1992). Pedagogia da Esperança. Paz e Terra.

Freire, P., & Macedo, D. (2011). Alfabetização: leitura do mundo, leitura da palavra. Paz e Terra.

Green, E. D. (2016, May 12). What are the most-cited publications in the social sciences (according to Google Scholar)?. Impact of Social Sciences Blog. https://blogs.lse.ac.uk/impactofsocialsciences/2016/05/12/what-are-the-most-cited-publications-in-the-social-sciences-according-to-google-scholar/

Habermas, J. (1987). Técnica e ciência como” ideologia”. Lisboa: Edições 70.

Kauano, R. V., & Marandino, M. (2022). Paulo Freire na Educação em Ciências Naturais: Tendências e Articulações com a Alfabetização Científica e o Movimento CTSA. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 22(u), e35064, 1–28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u521548

Ladson‐Billings, G. (1995). But that’s just good teaching! The case for culturally relevant pedagogy. Theory Into Practice, 34(3), 159–165. https://doi.org/10.1080/00405849509543675

Lemgruber, M. (2000). Um panorama da educação em ciências. Educação em Foco, 5(1), 13–28. http://repositorio.furg.br/handle/1/5016

Lima, T. C. S., & Mioto, R. C. T. (2007). Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis, 10(spe), 37–45. https://doi.org/10.1590/S1414-49802007000300004

McComas, W. F., Almazroa, H., & Clough, M. P. (1998). The nature of science in science education: An introduction. Science & Education, 7, 511–532. https://doi.org/10.1023/A:1008642510402

McComas, W. F., Clough, M. P., & Almazroa, H. (2002). The role and character of the nature of science in science education. In W. F. McComas (Ed.), The Nature of Science in Science Education: Rationales and Strategies Vol. 5 (pp. 3–39). Springer. https://doi.org/10.1007/0-306-47215-5_1

Pernambuco, M. M. C. A. (1981). Ensino de ciências a partir dos problemas da comunidade (Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, São Paulo). Biblioteca Digital de Teses e Dissertações. https://doi.org/10.11606/D.81.1981.tde-13042022-092029

Pernambuco, M. M. C. A. (1993). Quando a troca se estabelece – a relação dialógica. In N. Pontuschka (Org.), Ousadia no diálogo — Interdisciplinaridade na escola pública (pp. 19–36). Edições Loyola.

Pernambuco, M. M. C. A. (1994). Educação e escola como movimento [Tese de Doutorado]. Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.

Pernambuco, M. M. C. A., Delizoicov, D. E., & Angotti, J. A. (1988). Projeto ensino de ciências a partir de problemas da comunidade. Seminário Ciência Integrada e/ou integração entre Ciências: teoria e prática, Rio de Janeiro.

Potter, W. J., & Levine‐Donnerstein, D. (1999). Rethinking validity and reliability in content analysis. Journal of Applied Communication Research, 27(3), 258–284. https://doi.org/10.1080/00909889909365539

Rosa, S. E. da, & Strieder, R. B. (2021). Perspectivas para a Constituição de uma Cultura de Participação em Temas Sociais de Ciência-Tecnologia. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 21(Dossiê), e29619, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u831857

Roth, W-M., & Barton, A. C. (2004). Rethinking scientific literacy. Routledge.

Santos, W. L. P. (2008a). Educação científica humanística em uma perspectiva freireana: resgatando a função do ensino de CTS. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 1(1), 109–131. https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/37426

Santos, W. L. P. (2008b). Scientific literacy: A Freirean perspective as a radical view of humanistic science education. Science Education, 93(2), 361–382. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/sce.20301

Witter, G. P. (1990). Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e busca de informação. Estudos de Psicologia, 7(1), 5–30. https://periodicos.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/7924

Young, M. (2007). Para que servem as escolas? Educação & Sociedade, 28, 1287–1302. https://doi.org/10.1590/S0101-73302007000400002

Young, M. F. (2011). O futuro da educação em uma sociedade do conhecimento: o argumento radical em defesa de um currículo centrado em disciplinas. Revista Brasileira de Educação, 16(48), 609–623. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1413-24782011000300005&script=sci_abstract

Zanetic, J., & Delizoicov, D. (1993). A proposta de interdisciplinaridade e o seu impacto no ensino municipal de 1o grau. In N. Pontuschka (org.), Ousadia no diálogo – Interdisciplinaridade na escola pública (pp. 9–18). Edições Loyola.

Publicado

2024-06-25

Cómo citar

Santos, W. R. dos, Bozzini, I. C. T., & Calzolari, A. (2024). Los Aportes de Freire al Conocimiento Científico y Tecnológico Para la Educación en Ciencias Naturales. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e48118, 1–29. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2024u595623

Número

Sección

Artigos