“Cabelo Bom/Ruim ou Bastonete de Queratina?” – Dimensão Estética de uma Controvérsia Étnico-Racial no Ensino de Química no Contexto da Educação Popular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u623647

Palabras clave:

relações étnico-raciais, Educação Popular, ensino e aprendizagem em Química

Resumen

O objetivo deste trabalho é investigar a construção de conceitos científicos escolares da disciplina de Química, a partir de uma controvérsia étnico-racial, cujo intuito foi promover, além da relação de ensino-aprendizagem, o engajamento político, visando uma formação crítica sobre o tema em tela. A principal premissa é a de que controvérsias presentes no contexto sociocultural do aprendiz são instrumentos motivadores com potencial para a mobilização do conhecimento científico escolar, bem como dos aspectos identitários relacionados às desigualdades culturais, sociais e econômicas historicamente construídas no Brasil. Os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa estão apoiados nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural. Os sujeitos da investigação eram participantes de um projeto de Educação Popular, e os objetos de análise foram o registro do relato de aula do professor e a entrevista com a aluna que mais se envolveu nas discussões da aula. Os resultados evidenciam o uso dos conteúdos químicos escolares como forma de validar o posicionamento dos estudantes frente à controvérsia proposta, bem como os aspectos éticos e políticos relacionados às questões étnico-raciais, sob o ponto de vista expresso no relato do professor e na entrevista.

Biografía del autor/a

  • Beatriz Vivian Schneider-Felicio, Universidade de São Paulo / Programa de Pós-graduação Interunidades em Ensino de Ciências

    Beatriz Vivian Schneider Felicio concluiu a Graduação em Licenciatura em Química pela FFCLRP da Universidade de São Paulo em 2008. É mestre em Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Química pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências (IF/IQ/IB/FE) da Universidade de São Paulo. É Doutora em Ensino de Ciências com ênfase em Ensino de Química pela mesma instituição. Atuou como tutora do curso de Especialização em Ensino de Ciências oferecido pela FEUSP e Secretaria da Educação de São Paulo, na plataforma Redefor em 2010 e 2011. Atuou como tutora do Curso de Licenciatura em Ciências da USP/UNIVESP em 2014 e 2015. É professora efetiva de química na rede Estadual; é professora voluntária e pesquisadora colaboradora do Centro de Investigações em Metodologias Alternativas Conexão (CIEMAC); participou em discussões e trabalhos dos seguintes grupos: Grupo de Pesquisa Ciência, Comportamento e Ambiente (GPCCA), da USP de Ribeirão Preto; Grupo de Estudos e Pesquisa em Interculturalidade e Educação em Ciências (GEPIC), da UFTM de Uberaba; Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Complexidade (ECCo) do IFUSP de São Paulo. Sua linha de interesse é o estudo de relações entre o Ensino de Ciências/Química e a temática socioambiental sob a perspectiva sócio-histórico-cultural de ensino e aprendizagem.

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Publicado

2019-11-20

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

“Cabelo Bom/Ruim ou Bastonete de Queratina?” – Dimensão Estética de uma Controvérsia Étnico-Racial no Ensino de Química no Contexto da Educação Popular. (2019). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 19, 623-647. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2019u623647