Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Ensino de Ciências Pela Pesquisa (ECP): Interfaces a Partir de uma Revisão Narrativa de Literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u11871214

Palabras clave:

Análise Textual Discursiva, Aprendizagem Significativa, ENPEC, Educação em Ciências, Ensino pela Pesquisa

Resumen

Discutimos relações mínimas de consistência e coerência em processos de ensino e aprendizagem na interface da Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e do Ensino de Ciências pela Pesquisa (ECP). Para isso, analisamos trabalhos que, explícita ou implicitamente, tenham realizado tal amálgama nas edições de 2013, 2015 e 2017 do ENPEC/ABRAPEC, ambiência que promove e dissemina conhecimentos acadêmicos de relevância e impacto; procedimentalmente, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) em uma abordagem descritiva de uma revisão narrativa, em que a busca das fontes não é sistemática e é usualmente menos abrangente, embora útil como exploração primária ao campo de pesquisa. Cinco categorias argumentativas foram identificadas: (i) autores de referência com relação à TAS; (ii) abordagens metodológicas; (iii) alfabetização científica e suas potenciais contribuições ao ensino de ciências; (iv) o estudante como sujeito ativo/participativo no seu aprendizado; e o (v) uso de tecnologias digitais como estratégia de qualificação ao ensino de ciências. Os resultados indicaram que os autores mais frequentes foram Ausubel, Novak e/ou Gowin; as abordagens metodológicas dos trabalhos não foram mormente definidas, embora mencionados ações/instrumentos; quanto à alfabetização científica, houve ênfase nos estudantes, constatando-se que a mera apropriação de recursos midiáticos não subjaz fundamentos do conhecimento especializado que o ensino de natureza científica requer; em relação ao estudante como sujeito ativo/participativo, isso se pôde ver induzido pelo uso de metodologias na configuração de espaçostempos que privilegiaram a reflexão/problematização de saberes e fazeres; quanto às tecnologias digitais, elas foram recorrentemente recomendadas em abordagens didáticas, mediadas diretivamente pelo professor com ênfase em participação, cooperação e pesquisa.

Biografía del autor/a

  • Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade de Brasília (UnB).

  • André Luís Silva da Silva, Universidade Federal do Pampa

    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

  • Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

    Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2022-11-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS) e Ensino de Ciências Pela Pesquisa (ECP): Interfaces a Partir de uma Revisão Narrativa de Literatura. (2022). Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e39001, 1-28. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u11871214