As perguntas em aulas investigativas de ciências: a construção teórica de categorias
Palabras clave:
Pergunta, Discurso, Alfabetização Científica, Ensino de CiênciasResumen
Neste artigo propomos uma construção teórica de categorias para as perguntas feitas pelo professor de Ciências em aulas investigativas. Levamos em conta, para tal construção, o conceito de ciclo argumentativo na Alfabetização Científica (AC) (Sasseron 2008) e as intenções do professor na cadeia enunciativa (Mortimer e Scott, 2002). Reorganizamos três categorias já existentes em pesquisas sobre perguntas em aulas de Ciencias, buscando um novo instrumento analítico para classificar as perguntas do professor em um ensino promotor da Alfabetização Científica. O pano de fundo da nossa construção são os aspectos sociohistóricoculturais presentes em Bakthin. Concluímos com este trabalho que há uma organização interna entre estes referenciais que permite traçar uma classificação mais precisa para as perguntas em aulas investigativas de Ciências. E que nosso instrumento de análise é coerente com a teoria sendo, portanto considerado adequado para analisar as perguntas em aulas investigativas de Ciencias.
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