Ações e Reflexões Vivenciadas por uma Professora em Formação Inicial por Meio de Elaboração de Planos e Regência de Aulas: Contribuições do Processo de Reflexão Orientada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196

Palavras-chave:

Reflexão orientada, Plano de aula, Formação inicial

Resumo

Esta pesquisa apresenta ações, reflexões e discussões vivenciadas por uma professora em formação inicial, durante a elaboração e a regência de uma sequência de aulas, baseada na abordagem do Ensino por Investigação. Com os resultados, percebe-se que a professora em formação inicial apresenta dificuldades em apresentar elementos essenciais da abordagem do Ensino por Investigação em seus primeiros planos de aula, e, a partir das discussões e sugestões realizadas durante os encontros do Processo de Reflexão Orientada (PRO) a professora em formação inicial evidencia uma evolução na reelaboração de seus planos, que passam a apresentar características do Ensino por Investigação. Os resultados também mostram a importância do grupo, e da professora formadora no processo de reflexão vivenciado, pois, as discussões, sugestões e reflexões realizadas possibilitou que ela valorizasse suas ações durante sua regência, e identificasse o que precisava de aperfeiçoamento em sua prática docente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Abell, S. K., & Bryan, L. A. (1997) Reconceptualizing the elementary science methods course using a reflection orientation. Journal of Science Teacher Education, 8(3), 153–166. https://doi.org/10.1023/A:1009483431600

Alarcão, I. (2011). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8ª edição. Editora Cortez.

Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.

Barreiros, G. B., & Gianotto, D. E. P. (2016). O diário de aula como instrumento de reflexão na formação inicial de professores de ciências biológicas. Formação Docente–Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, 8(15), 33–56. https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.140

Bryan, L. A., & Recesso, A. (2006). Promoting reflection among science student teachers using a web-based video analysis tool. Journal of Computing in Teacher Education, 23(1), 31–39.

Burhan-Horasanlı, E., & Ortaçtepe, D. (2016). Reflective practice-oriented online discussions: A study on EFL teachers’ reflection-on, in and for-action. Teaching and Teacher Education, 59, 372–382. https://doi.org/10.1016/j.tate.2016.07.002

Cachapuz, A., Praia, J., & Jorge, M. (2002). Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. (Temas de investigação, 26). Ministério da Educação, Lisboa, 2002

Carvalho, A. M. P. (2018). Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 765–794. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765

Carvalho, A. M. P. D. (2013). Ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In A. M. P. de Carvalho (Org) São Paulo: Cengage Learning, (1–20).

Delizoicov, D., Angotti, J. A., & Pernambuco, M. M. C. A. (2018). Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. Cortez.

Fernandez, C. (2018). Formação de professores de Química no Brasil e no mundo. Estudos Avançados, 32(94), 205–224. https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0015

Freire, P. (2014). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra.

Gauthier, C., Martineau S., Desbiens, J. F, Malo, A., & Simard, D. (2013). Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Unijuí.

Gil-Pérez, D., & Vilches, A. (2006). Educación Ciudadana y alfabetización científica: mitos y realidades. Revista Iberoamericana de educación, 42(1), 31–53. https://doi.org/10.35362/rie420760

Kayapinar, U. (2018). Reflection in Language Teaching: A Comparison between Preservice and Experienced Teachers of English. Educational Research and Reviews, 13(23), 754–763. https://doi.org/10.5897/ERR2018.3619

Maldaner, O. A. (2013). A formação inicial e continuada de professores de química: professores/pesquisadores. Unijuí.

Marcondes, M. E. R., do Carmo, M. P., Suart, R. C., da Silva, E. L., Souza, F. L., Santos Jr, J. B., & Akahoshi, L. H. (2009). Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, 14(2), 281–298.

Mellado, V. (1998). The classroom practice of preservice teachers and their conceptions of teaching and learning science. Science education, 82(2), 197–214. https://doi.org/10.1002/ (SICI)1098-237X(199804)82:2<197::AID-SCE5>3.0.CO;2-9

Miranda, M. de S., Marcondes, M. E. R., & Suart, R. de C. (2015). Promovendo a alfabetização científica por meio de ensino investigativo no ensino médio de química: contribuições para a formação inicial docente. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 17(3), 555–583. https://doi.org/10.1590/1983-21172015170302

Moate, J., Hulse, B., Jahnke, H., & Owens, A. (2019). Exploring the material mediation of dialogic space - A qualitative analysis of professional learning in initial teacher education based on reflective sketchbooks. Thinking Skills and Creativity, 31, 167–178. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2018.12.003

Nascimento, R. D., & Gomes, A. D. T. (2018). A Relação entre o Conhecimento Conceitual e o Desempenho de Estudantes em Atividades Investigativas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 18(3), 935–965. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183935

Oliveira, A. L., & Tiyomi Obara, A. (2018). O ensino de ciências por investigação: vivências e práticas reflexivas de professores em formação inicial e continuada. Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), 65–87. https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2018v23n2p65

Oliveira, I., & Serrazina, L. (2002). A reflexão e o professor como investigador. Reflectir e investigar sobre a prática profissional, 29, 29–42.

Peme-Aranega, C., Mellado, V., De Longhi, A. L., Moreno, A., & Ruiz, C. (2009). La interacción entre concepciones y la práctica de una profesora de Física de nível secundario: Estudio longitudinal de desarrollo profesional basado en el proceso de reflexión orientada colaborativa. Revista electrónica de enseñanza de las ciencias, 8(1), 283–303.

Sasseron, L. H. (2015). Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), 17(spe), 49–67. http://dx.doi.org/10.1590/1983-2117201517s04

Sasseron, L. H., & de Carvalho, A. M. P. (2008). Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em ensino de ciências, 13(3), 333–352.

Solino, A. P. (2017). Tese (Doutorado em Educação), Problemas potenciais significadores em aulas investigativas: contribuições da perspectiva histórico-cultural. Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.

Suart, R. de C., Silva, R. A. da, Silva, F. N. da, & Souza, J. A. de. (2018). 1B135 Planos de aulas e o diário de campo: estratégias para a formação inicial docente. Tecné, Episteme Y Didaxis: TED, (Extraordin). https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/8886

Suart, R. de C., & Marcondes, M. E. R. (2018). O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química visando o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciência, 20, e9666. https://doi.org/10.1590/1983-21172018200106

Tripp, D. (2005) Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, 31(3), 443–466. https://doi.org/10.1590/S1517-97022005000300009

Wartha, E. J., & Faljoni-Alário, A. (2005). El concepto de contextualización presente en los libros de texto de química brasileños. Educación química, 16(1), 151–158. http://dx.doi.org/10.22201/fq.18708404e.2005.4e.66079

Zabalza, M. A. (2004). Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento pessoal.Trad. de Ernani F. Rosa. ArtMed.

Zeichner, K. M. (2008). Uma análise crítica sobre a reflexão como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, 29(103), 535–554. https://doi.org/10.1590/S0101-73302008000200012

Zômpero, A. F., & Laburú, C. E. (2011). Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, 13(3), 67–80. https://doi.org/10.1590/1983-21172011130305

Zômpero, A. F., Figueiredo, H. R. S., & Garbim, T. H. (2017). Atividades de investigação e a transferência de significados sobre o tema educação alimentar no ensino fundamental. Ciência & Educação (Bauru), 23(3), 659–676. https://doi.org/10.1590/1516-731320170030008

Downloads

Publicado

2020-11-16

Como Citar

Silva, R. A. da ., Silva, F. N. da, & Suart , R. de C. . (2020). Ações e Reflexões Vivenciadas por uma Professora em Formação Inicial por Meio de Elaboração de Planos e Regência de Aulas: Contribuições do Processo de Reflexão Orientada. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 1169–1196. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196

Edição

Seção

Artigos