Ações e Reflexões Vivenciadas por uma Professora em Formação Inicial por Meio de Elaboração de Planos e Regência de Aulas: Contribuições do Processo de Reflexão Orientada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196

Palabras clave:

Reflexão orientada, Plano de aula, Formação inicial

Resumen

Esta pesquisa apresenta ações, reflexões e discussões vivenciadas por uma professora em formação inicial, durante a elaboração e a regência de uma sequência de aulas, baseada na abordagem do Ensino por Investigação. Com os resultados, percebe-se que a professora em formação inicial apresenta dificuldades em apresentar elementos essenciais da abordagem do Ensino por Investigação em seus primeiros planos de aula, e, a partir das discussões e sugestões realizadas durante os encontros do Processo de Reflexão Orientada (PRO) a professora em formação inicial evidencia uma evolução na reelaboração de seus planos, que passam a apresentar características do Ensino por Investigação. Os resultados também mostram a importância do grupo, e da professora formadora no processo de reflexão vivenciado, pois, as discussões, sugestões e reflexões realizadas possibilitou que ela valorizasse suas ações durante sua regência, e identificasse o que precisava de aperfeiçoamento em sua prática docente.

 

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Publicado

2020-11-16

Cómo citar

Silva, R. A. da ., Silva, F. N. da, & Suart , R. de C. . (2020). Ações e Reflexões Vivenciadas por uma Professora em Formação Inicial por Meio de Elaboração de Planos e Regência de Aulas: Contribuições do Processo de Reflexão Orientada. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 20(u), 1169–1196. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u11691196

Número

Sección

Artigos