A Análise da Motivação de Alunos a partir de um Processo de Escolha, Preparação e Apresentação de Experimentos de Química
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u679711Palabras clave:
Motivação, Ensino de Química, Teoria da AutodeterminaçãoResumen
O objetivo desse trabalho foi o estudo do perfil motivacional de alunos compreendendo quais fatores os motivam para o estudo da Química. Como referencial teórico, utilizou-se a Teoria da Autodeterminação, propondo um continuum de autodeterminação com seis níveis motivacionais. Os dados foram coletados entre alunos do 1° ano do Ensino Médio, a partir de um processo de escolha, preparação e demonstração de experimentos de Química; por meio da aplicação de dois tipos de questionários, um aberto e outro utilizando a escala Likert. A análise dos dados mostrou que antes da realização do projeto os alunos apresentavam valores de Ranking Médio (RM) mais altos para a Regulação Integrada e mais baixos para as formas menos autodeterminadas de motivação. Após a realização do projeto os valores de RM para a Regulação Integrada e Motivação Intrínseca aumentaram ainda mais, enquanto os valores para as formas menos autodeterminadas tiveram um decréscimo. Isso pode ser uma evidência de variação no perfil motivacional dos alunos, com relação aos motivos para a aprendizagem. Os dados evidenciam que a ocorrência de situações que favorecem a satisfação das necessidades psicológicas básicas desperta o entusiasmo dos alunos em situações consideradas favoráveis à promoção da motivação intrínseca. Buscamos contribuir para um aprofundamento sobre a motivação para o estudo da química, relacionando à satisfação das necessidades psicológicas básicas durante esse processo com a promoção da motivação.
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