Diálogos Interculturais entre Conhecimentos Tradicionais e Conhecimentos Científicos em uma Comunidade Geraizeira: um Olhar Freiriano na Licenciatura em Educação do Campo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11291155

Palabras clave:

Diálogos Interculturais, Paulo Freire, Educação do Campo, Formação de Professores de Ciências, Conhecimentos Ecológicos Tradicionais

Resumen

O presente estudo tem como objetivo analisar as potencialidades de diálogos interculturais focados no ensino de ciências, a partir de um olhar freiriano ao percurso formativo e vivências de uma aluna do curso de Licenciatura em Educação do Campo da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (Lecampo/UFTM), pertencente a uma comunidade tradicional Geraizeira. Para tanto, foi realizada uma imersão etnográfica escolar na comunidade geraizeira de Pindaíba, em Rio Pardo de Minas-MG, com a finalidade de conhecer e experienciar sua realidade e modo de vida. A partir disso, emergiram três categorias de análise que desvelam a importância do genuíno diálogo entre culturas, no sentido proposto por Freire, quando pensamos a formação de professores e professoras de Ciências em contextos de Educação do Campo. Como resultados encontrados percebemos que a vivência e compartilhamento de conhecimentos tradicionais em uma comunidade é uma dinâmica muito presente entre os moradores e são compartilhados de geração para geração, como presenciado no cultivo de café sombreado. Por fim, concluímos que o reconhecimento em que a valorização se manifesta pela experiência entre espaços e tempos permite a construção de pontes entre os conhecimentos tradicionais em diálogo com os conhecimentos científicos construídos na escola/universidade e maximizados pela dinâmica da Pedagogia da Alternância.

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Biografía del autor/a

Daniela Corsino Sandron, Secretaria Municipal de Educação

Maestría (2018-2020) por el Programa de Posgrado en Educación (PPGE) de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro (UFTM). Graduada en Pedagogía para Graduados de la Universidad de Franca (UNIFRAN) en 2018. Licenciada en Química por el Instituto de Química de la Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Araraquara en 2012. Actualmente es miembro del Grupo de Estudio e Investigación en Interculturalidad y Educación Científica (GEPIC) de la Universidad Federal del Triângulo Mineiro (UFTM). Durante el proyecto de Iniciación Científica, recibió una beca del CNPQ y trabajó en el área de Química Ambiental (contaminantes orgánicos en matrices ambientales) y Química Analítica (cromatografía de gases) en el Grupo de Estudio de Salud Ambiental y Contaminantes Orgánicos (GRESCO) Departamento de Análisis Química en UNESP. Actualmente es sirvienta en el municipio de Uberaba-MG (Oficial de Gestión Educativa / Auxiliar de Secretaría). En 2017 trabajó como maestra designada en el Estado de Minas Gerais. De 2011 a 2014 ocupó el cargo de Analista Químico en Keller Ambiental.

Marilisa Bialvo Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora do Departamento de Ensino e Currículo/Faculdade de Educação (FACED) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde/ Instituto de Ciências Básicas da Saúde (ICBS) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Doutora e Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI. Líder do Grupo SEMEIA- Seminários de Estudo/Investigação/Ação na Formação de Professores de Ciências da UFRGS. Membro da Associação Brasileira de Ensino de Ciências (ABRAPEC) e atualmente, diretora da Regional Sul da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio). Possui experiência docente na Educação Básica (Anos Iniciais/Ensino Fundamental/Ensino Médio) e no Ensino Superior. Principais interesses de pesquisa: Formação de professores de Ciências e Biologia, Educação do Campo e Ensino de Ciências, Docência no Ensino Superior.

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Publicado

2021-09-19

Cómo citar

Kato, D. S., Sandron, D. C., & Hoffmann, M. B. (2021). Diálogos Interculturais entre Conhecimentos Tradicionais e Conhecimentos Científicos em uma Comunidade Geraizeira: um Olhar Freiriano na Licenciatura em Educação do Campo. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33693, 1–27. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u11291155

Número

Sección

Dossiê Centenário de Paulo Freire