Freire, Fermento Entre os Oprimidos: Continua Sendo?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u801830

Palavras-chave:

Paulo Freire, PLACTS, Diálogo de saberes, Agenda do oprimido, Pedagogia do oprimido, Educação do campo

Resumo

Freire busca colocar os oprimidos no palco da história. Contudo, uma efetiva emersão, enquanto sujeitos históricos, fica fragilizada considerando que há uma incompletude: suas demandas continuam sendo, majoritariamente, trabalhadas pelos conhecimentos e práticas demandadas pelos opressores. Está frágil, em Freire, a compreensão de que conhecimentos e práticas hospedam valores. Teorização resultante de aproximação entre Freire e o Pensamento Latino-americano em Ciência-Tecnologia-Sociedade (PLACTS) busca trabalhar essa incompletude. Assim, quais desafios e possibilidades, relacionadas a essa dinâmica teórico-metodológica, colocam-se quando dialogam processos produtivos e educativos? Exemplar de uma práxis, implementada no contexto da produção de alimentos segundo princípios da agroecologia, é analisada. Dessa reflexão conclui-se pela necessidade de, para superar incompletude apontada, ampliar a categoria diálogo, de Freire, para diálogo de saberes no qual dialogam três campos: os denominados conhecimentos produzidos historicamente, os conhecimentos inéditos (resultantes do enfrentamento de demandas situadas entre os oprimidos, ignoradas historicamente) e a memória biocultural. Desse processo, surgem duas novas categorias ainda incipientes: coprodução e coaprendizagem, as quais, sinalizando novos horizontes para processos produtivos e educativos, nutrem-se do diálogo entre ambos. Diálogo entre agenda de pesquisa do oprimido e pedagogia do oprimido.

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Biografia do Autor

Décio Auler, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Física, mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1995) e doutor em Educação - Ensino de Ciências Naturais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Professor Associado II da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, paulo freire, CTS e educação em ciências.

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Publicado

2021-09-19

Como Citar

Auler, D. (2021). Freire, Fermento Entre os Oprimidos: Continua Sendo?. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, e33706, 1–. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u801830

Edição

Seção

Dossiê Centenário de Paulo Freire