Considerações Sobre o Conteúdo Presente no Artigo "A Tríade Conteúdo-forma-destinatário: Uma Análise das Práxis Pedagógicas do Ensino de Ciências Orientados pela Pedagogia Histórico-crítica"
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u9951000Palabras clave:
Diálogos com Autores e LeitoresDescargas
Citas
Pires, I. dos S., & Messeder Neto, H. da S. (2022). A Tríade Conteúdo-forma-destinatário: Uma Análise das Práxis Pedagógicas do Ensino de Ciências Orientadas pela Pedagogia Histórico-crítica. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 22(u), e35836, 1–36. https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2022u873908
Duarte, N. (2018). O currículo em tempos de obscurantismo beligerante. Revista Espaço do Currículo, 2(11), 139–145. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v2n11.39568
Ferreira, C. G. (2021). O Conceito de clássico e a pedagogia histórico-crítica. In J. Malanchen, N. S. D. Matos, & P. J. Orso (Org.), A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular (pp. 63–79). Editora Autores associados.
Galvão, A. C., Lavoura, T. N. & Martins, L. M. (2019). Fundamentos da didática histórico-crítica. Editora Autores associados.
Malachen, J., & Santos, S. A. (2020). Políticas e reformas curriculares no Brasil: perspectiva de currículo a partir da pedagogia histórico-crítica versus a base nacional curricular comum e a pedagogia das competências. Revista HISTEDBR On-line, 20(u), e020017, 1–20. https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8656967
Massi, L., Souza, B. N., Sgarbosa, E. C., & Colturato, A. R. (2019). Incorporação da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação em Ciências: uma análise crítica dialética de uma revisão bibliográfica sistemática. Investigações em Ensino de Ciências, 24(2), 212–255. http://dx.doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n2p212
Ramos, M. N. (2002). A educação profissional pela pedagogia das competências e a superfície dos documentos oficiais. Educação & Sociedade, 23(80), 401–422. https://server2.midas.unioeste.br/sgev/eventos/ciclophcbncc
Ramos, M. N. (2016). Políticas educacionais: da pedagogia das competências à pedagogia histórico-crítica. In M. V. Barbosa, S. Miller, & S. A. Mello (Eds.), Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar (pp. 59–75). Cultura Acadêmica. https://doi.org/10.36311/2016.978-85-7983-772-2
Saviani, D. (2013). História das ideias pedagógicas no Brasil. Autores Associados.
Saviani, D. (2019) Pedagogia Histórico-crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. Autores associados.
Saviani, D. (2020). Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum Curricular. In J. Malanchen, N. S. D. Matos, & P. J. Orso (Org.), A pedagogia histórico-crítica, as políticas educacionais e a Base Nacional Comum Curricular (pp. 7–30). Autores associados.
Souza, D. C. (2020) Entrevista com newton duarte – perspectivas e desafios para o ensino de ciências: a superação do construtivismo e a pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, 12(26). https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p459-469
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Guilherme Lima
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações prestadas e pelo conteúdo dos artigos.
Os autores que publicam neste periódico concordam plenamente com os seguintes termos:
- Os autores atestam que a contribuição é inédita, isto é, não foi publicada em outro periódico, atas de eventos ou equivalente.
- Os autores atestam que não submeteram a contribuição simultaneamente a outro periódico.
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à RPBEC o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste periódico.
- Os autores atestam que possuem os direitos autorais ou a autorização escrita de uso por parte dos detentores dos direitos autorais de figuras, tabelas, textos amplos etc. que forem incluídos no trabalho.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (por exemplo, em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a publicação visando aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Em caso de identificação de plágio, republicação indevida e submissão simultânea, os autores autorizam a Editoria a tornar público o evento, informando a ocorrência aos editores dos periódicos envolvidos, aos eventuais autores plagiados e às suas instituições de origem.