Interações Discursivas entre Educadores Museais e Estudantes: Um Estudo de Caso em um Museu de Ciências a partir das Contribuições de Bakhtin e do Círculo
DOI:
https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2021u3163Palavras-chave:
Museus de ciências, Interação discursiva, Dialogia, Educador museal, Educação não formalResumo
Este trabalho, que se configura como um estudo de caso de carácter qualitativo, investigou as interações entre educadoras museais e uma turma de uma escola pública do estado de São Paulo em uma visita a um museu de ciências. O conceito de dialogia, proposto por Bakhtin e o círculo, foi utilizado como referência teórica para a análise. Os dados foram coletados em áudio e vídeo, por meio de observação não participante, e trechos foram selecionados e transcritos para as análises. Nas duas seções analisadas, o diálogo foi centrado e conduzido pelas educadoras museais e seus conhecimentos, e não nos estudantes, e houve dificuldades no estabelecimento de uma comunicação que considerasse diversas interpretações dos objetos enunciativos. Os resultados indicaram a recorrência de dois tipos de interação: discurso com mudança de locutores, controlado pela educadora museal, e discurso que silencia os estudantes, ambos classificados como monológicos. Nesse sentido, ainda existem desafios a serem explorados em estudos futuros e nas práticas de formação inicial e continuada desses profissionais.
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