Articulações entre a formação, a investigação e as práticas profissionais de professores de ciências

Autores/as

  • Lúcia Pombo Universidade de Aveiro/Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores
  • Nilza Costa Universidade de Aveiro/Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores

Resumen

Este estudo pretende (i) avaliar o impacto da frequência de Cursos de Mestrado (CM) nas práticas profissionais de professores de Ciências, em Portugal, junto dos alunos e dos pares e (ii) apresentar sugestões para incrementar a articulação entre a tríade Formação, Investigação e Práticas. Foi aplicado um questionário a 81 Professores Mestres (PM) da área da Biologia/Geologia dos Ensinos Básico e Secundário, tendo sido aprofundados 5 exemplos de práticas de referência, através da análise de entrevistas semi-estruturadas. Os PM referiram maior reflexão crítica, melhor fundamentação didáctica e estratégias de ensino e aprendizagem mais diversificadas. No seio da comunidade escolar, o impacto foi reduzido, restringindo-se à divulgação dos trabalhos, sendo dependente da cultura profissional das escolas. Sugere-se que as práticas colaborativas, envolvendo professores e investigadores, seriam promissórias na mudança das práticas de ensino e de formação existentes.

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Publicado

2011-02-12

Cómo citar

Pombo, L., & Costa, N. (2011). Articulações entre a formação, a investigação e as práticas profissionais de professores de ciências. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, 8(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4015